Agenda

Cinema Bold: Na Fronteira

Na Fronteira (título internacional: Border) é a estreia do mês de março da Cinema Bold. O filme chega às salas de cinema portuguesas no dia 7, com o apoio da Antena 3, e fica disponível em DVD e VOD no dia 14.

Tina (Eva Melander), uma guarda fronteiriça, é extraordinariamente boa a identificar traficantes. Um dia, um homem de aspeto suspeito sai do barco. Incapaz de identificar o que o homem esconde, Tina fica obcecada por ele e pela aura perturbadora que ele emana — mas a sua investigação revela muito mais do que o que esperava, e Tina vê-se confrontada com revelações terríveis sobre si mesma e sobre a humanidade.

Baseado num conto de John Ajvide Lindqvist (autor de Deixa-me Entrar), Na Fronteira conquistou o prémio principal da secção Un Certain Regard no Festival de Cannes em 2018, bem como seis Guldbagge Awards (os “Óscares suecos”), incluindo para melhor filme e melhor atriz, e esteve ainda nomeado para o Óscar de melhor caracterização.

“Nunca pensei no filme em termos de uma mistura de géneros, apesar de grande parte do meu trabalho passar por misturar, equilibrando os diferentes elementos num todo coerente. Interessa-me olhar para a sociedade através de uma lente de um universo paralelo, e os géneros cinematográficos são o veículo ideal para tal. É aí que o filme se torna mais estimulante para mim: em vez do drama pessoal dos meus próprios problemas, gosto de experienciar os meus pensamentos e impulsos através de outro corpo, num mundo distinto do meu. Também considero que há algo interessante em cortar a ligação com a parte pessoal e em apenas criar arte. Na Fronteira é sobretudo uma história de amor em que Tina tem de escolher quem quer ser e que mostra a experiência de pertencer a uma minoria. Todos se conseguem relacionar com esse sentimento, em que a nossa existência não nos é dada e temos de viver segundo regras estabelecidas por outrem.Ali Abbasi (realizador)