Agenda

Cinema Bold: Clímax

Clímax (título original: Climax) é a estreia do mês de fevereiro da Cinema Bold. O filme chega às salas de cinema portuguesas no dia 7, com o apoio da Antena 3, e fica disponível em DVD e VOD no dia 14.

O nascimento e a morte são experiências extraordinárias. A vida é uma experiência fugaz.

Do inconfundível Gaspar Noé (Irreversível, Love), chega-nos um retrato hipnótico, frenético e, acima de tudo, arrepiante de uma festa que se torna alucinante no decorrer de uma noite de inverno, com Sofia Boutella à frente de um elenco de dançarinos profissionais.

Em Clímax, um grupo de jovens dançarinos reúne-se numa escola remota e vazia para preparar uma atuação. Após um desempenho inesquecível, o grupo inicia uma celebração pós-ensaio que ganha contornos de pesadelo quando os dançarinos descobrem que alguém adicionara LSD à sangria que ingeriram. Ao captar a jornada desde o júbilo até ao caos e à anarquia completa, Noé observa desentendimentos, rivalidades e violência durante um descalabro psicadélico coletivo, na sua obra mais ousada e visionária até à data.

“Sempre me senti fascinado por situações em que o caos e a anarquia subitamente se espalham, seja em lutas de rua, sessões xamãs com psicotrópicos ou festas nas quais os participantes perdem o controlo coletivamente, sob a influência de grandes quantidades de álcool. O mesmo se aplica às minhas filmagens. Os meus maiores prazeres passam por não escrever nem planear nada com antecedência e, tanto quanto possível, permitir que as situações se desenrolem diante de mim, como num documentário. Quando o caos se gera, fico ainda mais satisfeito, sabendo que vai formar imagens de poder reais, mais próximas da realidade do que da ficção. Por este motivo, em vez de um guião verdadeiro, escolhi como base contar simplesmente esta história tenebrosa e assustadora. Começar com contornos reduzidos permitiu-me capturar momentos autênticos e recriar em imagens esta sequência de eventos coletivamente.Gaspar Noé (realizador)