Agenda

Azores Burning Summer 2020

Música e cinema são os ingredientes que vão manter viva a chama do Eco Festival Azores Burning Summer em 2020 — uma edição que se estende por quatro dias, com lotação limitada a 150 pessoas, para demonstrar que é possível manter a atividade cultural em segurança durante a pandemia.

O Azores Burning Summer acontece desde 2015 no parque e na praia dos Moinhos, no Porto Formoso (na ilha açoriana de São Miguel), e diferencia-se no quadro dos festivais de música nacionais pelas iniciativas de cariz artístico e de sensibilização ecológica, pelas boas práticas ambientais e pelo controlo de impactos. Não se posiciona como um festival de música para massas, mas sim como um evento de acesso equilibrado que liga a música à terra e a arte à consciencialização ambiental.

Tendo em conta o atual contexto da pandemia, e numa perspetiva de contribuir para a continuidade da atividade cultural em segurança, a organização do festival decidiu realizar a edição de 2020 num formato reduzido e altamente restritivo, de modo a garantir a máxima proteção da saúde pública.

Durante quatro dias, vários artistas locais sobem ao palco montado na esplanada da praia. A programação contempla os concertos de Sara Cruz, Funny Caravan Jazz Quartet, Nordela Jazz Convention e PMDS, bem como os DJ Matti, Nex, Tape e Narco Paulo.

Questionar, inquietar e promover mudanças de comportamentos é a finalidade do ciclo de cinema que se estreia ao ar livre na praia dos Moinhos, com a apresentação dos filmes Gipsofila, de Margarida Leitão; Pára-me de Repente o Pensamento, de Jorge Pelicano; Volta à Terra, de João Pedro Plácido; e Baraka, de Ron Fricke.

A edição de 2020 do Azores Burning Summer decorre nos dias 26, 27, 28 e 29 de agosto, entre as 19h e as 24h, com o apoio da Antena 3.

A lotação máxima do recinto é de 150 pessoas, numa área de 450 m², com lugares marcados, mesas com duas cadeiras e distanciamento de acordo com a lei, incluindo uma distância de quatro metros entre o palco e a primeira fila do público. Os bilhetes diários têm um valor simbólico de €10.

A organização do festival está a acompanhar as orientações da Autoridade Regional de Saúde e, caso não existam condições para a realização do evento, o mesmo será ajustado ou adiado.

Todas as informações no site oficial: www.azoresburningsummer.com