Sinopses

Episódios anteriores

Episódio 11

Trilobites de Canelas, Arouca
  • Emitido em
  • na
O Mar em Arouca. Para quem conhece as serras e o vale do concelho de Arouca é uma ideia estranha. Mas há centenas de milhões de anos, esta região estava coberta pelo mar. E se dúvidas restassem, os muitos fósseis marinhos que se encontram entre Arouca e Valongo não deixariam lugar a discussão. No Museu das Trilobites de Canelas, Manuel Valério, seu criador e proprietário, mostra alguns dos milhares de espécimes que recolheu na pedreira de ardósia que pertence à sua família há mais de cem anos. Alguns destes fósseis são dos maiores achados até agora no nosso planeta - um património inestimável para a Paleontologia e para o conhecimento da História do nosso planeta. Uma visita guiada pelo surpreendente Manuel Valério, paleontólogo autodidata, e por Helena Couto, Professora de Geologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Ler mais >

Episódio 10

Paço de São Miguel, Évora
  • Emitido em
  • na
É um dos vários edifícios históricos de Évora adquiridos por Vasco Maria Eugénio de Almeida em meados do séc. XX e devolvidos ao património da cidade impecavelmente restaurados.
O Paço de São Miguel teve várias vidas: a raiz do edifício é medieval, foi profundamente alterado no séc. XVI e no séc. XX a intervenção dos Monumentos Nacionais deixou visíveis vários dos traços arquitetónicos característicos de cada período. Grande complexo autónomo na malha urbana da cidade, o Paço de São Miguel distingue-se entre outras coisas pelas excelentes pinturas renascentistas que decoram os tetos de três dos
seus salões.
Uma visita guiada pelo historiador de arte
Joaquim Caetano e um depoimento sobre o mecenato de Eugénio de Almeida do, também historiador de arte, Paulo Simões Rodrigues.
Ler mais >

Episódio 9

Fragata D. Fernando II e Glória, Cacilhas - Almada
  • Emitido em
  • na
Foi o último veleiro português a fazer a Carreira da Índia e é o quarto navio de guerra mais antigo do mundo.
Premiada pela prestigiada World Ship Trust pela qualidade do seu restauro e pela exemplar reconstituição dos ambientes a bordo, a Fragata D. Fernando II e Glória é um testemunho de um modo de navegar e de viver que hoje, mais de 170 anos depois, dificilmente conseguimos imaginar.
O Comandante Rocha e Abreu é o guia desta visita aos quatro pavimentos desta fragata, que é hoje um
navio-museu.
Ler mais >

Episódio 8

Vilar Formoso Fronteira da Paz - Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes
  • Emitido em
  • na
Em 1939, António Ferro, diretor do Secretariado de Propaganda Nacional, inaugurava a "montra encantadora" deste cantinho alheado do horror da Segunda Guerra Mundial: o primeiro Posto de Turismo nacional, na estação ferroviária de Vilar Formoso. Meses depois, em junho de 1940, a pobre população da vila, bem menos vistosa que a nova fachada da estação, assistia, surpreendida, à chegada de refugiados das perseguições nazis. De comboio e de automóvel, durante as duas últimas semanas desse mês de junho, convergiram para Vilar Formoso milhares de pessoas desesperadas. Único objetivo: escapar do ensandecido continente europeu. Vilar Formoso era o princípio do fim do pesadelo. A generosidade do povo de Vilar Formoso foi tão espontânea que marcou para sempre quem ali chegou naquelas circunstâncias.
É esta e muitas outras histórias que o museu Vilar Formoso Fronteira da Paz - Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes nos conta.
A historiadora Margarida de Magalhães Ramalho, responsável pela narrativa do museu, é a nossa guia nesta emocionante visita.
Ler mais >

Episódio 7

Rosa Ramalho
  • Emitido em
  • na
Era uma ótima barrista mas, acima de tudo, estava no sítio certo à hora certa. Foi só aos 68 anos de idade que Rosa Ramalho (RR) foi sinalizada numa feira por um artista e professor das Belas Artes do Porto. Os restantes vinte anos de vida viveu-os sob os holofotes da fama e do Regime como a grande figura das artes populares tradicionais portuguesas.
O Museu de Olaria de Barcelos tem uma importante coleção de peças desta artista, que se distinguiu também por uma personalidade desassombrada.
Guiada pelo arquiteto Alexandre Alves Costa (amigo de RR e grande colecionador de obras dela), eis uma visita à vida e obra da oleira que pôs os barristas de Barcelos no mapa internacional.
Ler mais >

Próximos episódios

Episódio 27

Concatedral de Miranda do Douro
  • A emitir em
  • na
De Miranda do Douro é mais simples e rápido chegar-se a Madrid do que a Lisboa. No extremo do planalto trasmontano, Miranda do Douro foi durante séculos um baluarte na resistência às investidas de Leão e Castela. Nomeada sede de uma nova diocese, Miranda do Douro é elevada a cidade e é nesse contexto que D. João III encomenda a um dos seus arquitetos favoritos, Gonçalo de Torralva, um templo que é, até hoje, um dos tesouros nacionais da arquitetura maneirista. É também na concatedral de Miranda do Douro que se encontra o Menino Jesus da Cartolinha, uma das figuras mais queridas da tradição popular católica portuguesa. Uma visita guiada por António Rodrigues Mourinho e por Isabel Moura.
Ler mais >