FUNÇÃO – Ajudante de Cozinha

NOME – José Morais

IDADE – 24 anos, nasceu em Almada

FAMÍLIA – Solteiro

PASSADO – Zé sempre quis ser cozinheiro, estudou em Lisboa e desde os 22 anos que trabalha em restaurantes, mas nunca esteve num restaurante de luxo. Zé é fã de programas de culinária e segue, com admiração, o percurso profissional dos novos chefes portugueses. Zé tem duas irmãs mais velhas, Isabel e Teresa. Isabel é estilista, desenha sapatos numa fábrica em Oliveira de Azeméis, Teresa é enfermeira, trabalha em Londres. Os pais, reformados, vivem em Almada. Zé está farto de viver com eles.

Mudar-se para Lisboa, para um bom restaurante, mesmo que não ganhe muito, é tudo o que Zé mais quer, por isso, quando Carlos lhe fala de uma possibilidade de trabalho no Divina Comédia, ele não hesita, mete-se no barco e é o primeiro a chegar ao restaurante para uma entrevista, disposto a tudo para ficar com o lugar deixado vago por Manel Martins.

Carlos e Zé conheceram-se no Algarve, num workshop, e ficaram amigos. Quando Manel sai do Divina Comédia, Carlos lembra-se de ligar a Zé, sabendo que o sonho do amigo é arranjar um emprego em Lisboa, e também porque lhe é útil arranjar alguém para partilhar as despesas da casa.

RELAÇÕES NO TRABALHO – Zé faz amigos com muita facilidade, mas tem um talento especial, imbatível, para conquistar mulheres, parece que tem mel!

AMIGOS – Amigo do amigo.

CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS E PSICOLÓGICAS – engatatão, charmoso, bem educado, e ambicioso. Quer viver na boa, aprender com quem sabe -neste caso, o Chef – e ir ganhando know how. Não é capaz de torpedear ninguém, mas também nunca se deixa ficar. Apaixona-se muito facilmente, mas pelo caminho, vai partindo corações. Acabou de sair de um relacionamento com um final difícil, com Catarina. Está ainda muito magoado, daí não querer nenhum compromisso, por agora, com Susana.

O QUE GOSTA – Viver bem, seduzir miúdas e ganhar dinheiro

O QUE DETESTA – Andar às ordens de mulheres

O QUE TEME – Casar

SEXUALIDADE – Muito ativa

PRINCIPAIS QUALIDADES – bom coração, inteligente, divertido e charmoso

PRINCIPAIS DEFEITOS – Irresponsável e imaturo

GUARDA-ROUPA – Tipo surfista

CABELOS E ADEREÇOS – Cabelo curto, pulseiras de couro

COMO TRATA OS OUTROS – Trata todos por tu, menos o Chef, a Carla e o Boss, claro.

NUMA FRASE – Um bacano

 

PERCURSO

Zé é trabalhador, educado, e ambicioso, mas também gosta de viver bem e de se divertir. É um pouco mimado.

Zé quer ser cozinheiro, conseguir viver do seu salário sem ter que pedir dinheiro aos pais, o que, na realidade consegue, se dividir casa com o Carlos.

Como é muito bem-educado, safa-se sempre, mesmo em situações complicadas, sobretudo quando se mete em confusões com mulheres mais velhas, ou casadas. Tem muito sentido de humor e adora anedotas.

O Chef vai ser o primeiro a topá-lo e vai achar-lhe piada.