Suzana (24) e Tiago (24) nunca se viram. Mesmo que se conhecessem, não seriam, de todo, amigos. É que ele é um Software Engineer extremamente letrado e tímido… e ela só quer ser perfeita e famosa na internet. Mas os dois têm o mesmo problema: estão apaixonados por pessoas que não podem ter.

Suzana perdeu Pitacho (25), o namorado de três semanas, quando este descobriu que ela se envolveu com um homem em troca de um eyeliner. Agora só o quer ter de volta…

 

 

 

Já Tiago nem um só dia namorou com alguém. Está apaixonado pela colega de trabalho, Rita (25), com quem nunca falou. Ela é uma deusa que namora com Daniel (26), o musculado do departamento de Marketing.

Para seduzir Rita, Tiago cria um perfil falso no Instagram: um Don Juan desejado por muitas e com milhares de likes – tudo o que ele não é na realidade.

 

 

Suzana, para mostrar a Pitacho que é séria, consegue trabalho num Call Center e, no meio da rotina das chamadas, liga para Tiago. Mas, em vez de lhe tentar vender um “fantástico conjunto de facas japonesas”, queixa-se da sua vida amorosa.

 

 

 

Os dois identificam-se e passam a dar conselhos diários um ao outro para conquistarem os seus amores: Tiago ajuda Suzana a fazer uma lista de coisas para reconquistar Pitacho e Suzana orienta Tiago sobre como falar com Rita.

A verdade é que os conselhos dão frutos…

 

 

Os adolescentes e jovens adultos, dependentes das novas tecnologias e alheados da realidade, dividem-se cada vez mais em dois tipos: os que vivem na necessidade visceral de serem expansivos para fazerem notar a sua superficialidade; e os que se refugiam no silêncio dos ecrãs e têm problemas em expressar-se.

Esta série aborda as vidas de dois personagens aparentemente caricaturais, servindo de crítica aos dois tipos de jovens, ao mesmo tempo que defende que quanto mais expusermos os nossos sentimentos e nos ajudarmos uns aos outros, mais nos vamos descobrir a nós próprios, podendo, inclusive, abrir as portas do verdadeiro amor.

 

«O On C@ll é a primeira série escrita e criada por mim, sendo um sonho de há muito que, sem a RTP Lab, não se concretizaria. Uma vez que o mercado televisivo está viciado, não existindo espaço para novos criadores e novas linguagens, era necessária uma iniciativa que arriscasse em abrir as portas do meio audiovisual para que sangue novo pudesse contar novas histórias. No caso do On C@ll, é uma série multiplataforma 100% moderna, polémica e jovem, que serve de metáfora da emancipação feminina e que critica os millenials. A RTP Lab percebeu o potencial da série e, além de apostar nela, acompanhou-me em todos os passos da produção e pós-produção da mesma. E é aqui que está a característica diferenciadora da RTP Lab: uma vez que ainda estou a dar os primeiros passos no meio, senti-me realmente acompanhado, ajudado e com espaço para falar a minha verdade. Sem imposições, mas com sugestões; sem coisas mal feitas, mas com coisas que podem ser melhoradas; sem a indústria audiovisual a querer mais um programa, mas um espaço onde se respeita o tempo de cada projecto e onde há grande humanidade.»
Ruben R. Gomes

 

Ficha Técnica

Título Original

On C@ll

Autoria

Ruben R. Gomes

Ano

2019

Duração

20' | 8 episódios