MENOS UM conta a história de Alex, teclista de 25 anos que se muda para Lisboa para se desafiar. É consumido pelo ambiente de precariedade que afeta o país, cheio de jovens a recibos verdes que não têm condições de trabalho nem direito a subsídio de desemprego - esta luta constante que nos põe à prova todos os dias, a perda de identidade e as tentativas de a encontrar. Uma geração que se agarra ao caminho que está mais perto, porque tem contas para pagar, mas que tenta alcançar o longe.

 

Uma guitarrista, um fã, um fadista, um barman, um agente, uma bailarina e uma colega de casa, o assistente, o realizador, o porteiro, o produtor, o pescador, a apresentadora, o ator e o outro. Uma malabarista e um anfitrião juntos para te intrigarem sobre a questão de MENOS UM. Será que os sonhos devem morrer?

Esta é uma série que retrata este universo de carreiras falhadas e como os personagens lidam com os problemas, sempre com um sentido cómico.

Sendo Alex um teclista, a série vive da música que tem o papel de uma segunda narrativa, descrevendo as fases de vida do personagem. A banda sonora original vai estar a cargo de Paulo José Pimenta, conhecido por PZ,  que personifica esta parte do personagem: Alex e PZ são a mesma pessoa, mas um age na música e outro na palavra. MENOS UM aposta na música e na sua relação com os personagens.

 

 

 

  • Alex (Filipe Santos/ PZ) – Um rapaz de figura cómica por natureza, mas tímido e pacato que tenta expressar-se artisticamente na cidade de Lisboa. A base da sua expressão centra-se na melancolia e no pensamento cómico que dominam a sua maneira de ver o mundo. O seu objetivo é ser reconhecido pelo seu trabalho, sendo que o álcool e o amor tendem a desviá-lo desse caminho.

 

 

  • Félix (André Nunes) – Um extravagante agente de alguns dos maiores músicos da cidade, tem um bar no Cais do Sodré e é conhecido pelo seu robe e cigarro de boquilha. É exigente com Alex tentando dar-lhe o máximo de oportunidades possíveis, mas infelizmente é cego por dinheiro deixando de parte às vezes os talentos de Alex e aproveitando as provocações desajeitadas do nosso personagem como fonte de lucro. Tem um lado satírico de ver o mundo e sabe como ele funciona, percebe a engrenagem da sociedade e usa esse conhecimento em seu favor.

 

 

  • Guedes (André Pardal) – Colega de Alex, chefe de bar do Félix, vive longe da realidade, vê as coisas à sua maneira, normalmente cómica ou positiva, e arranja sempre solução para qualquer problema. É uma pessoa que está sempre de bem com a vida isso torna-se quase contagiante, criando sempre um ambiente de bem estar à sua volta.

 

 

  • Diana (Rita Duarte) – Rapariga simples que gosta de pintar sempre que tem tempo livre. É a maneira de se expressar e não o vê como obrigação – faz por gosto, é isso que a faz ter sucesso. O seu sustento é feito a partir dos quadros que vende. É animada e tem uma perspetiva da vida crua e nua, sabe apreciar as pequenas coisas e ultrapassar as lombas que por vezes aparecem no caminho. Esta maneira de ver as coisas consegue eliminar a melancolia de Alex, sendo que ele se torna o melhor de si próprio sempre que está perto dela. Diana foi a primeira pessoa acolher Alex na cidade de Lisboa o que criou uma forte ligação entre os dois. Há quem diga até existir uma pequena paixão que nunca foi explorada devido às circunstâncias…

 

 

«MENOS UM surgiu nas Caldas da Rainha na ideia de ser uma série que acompanhava a vida de um músico de elevador. Depois de muitos anos, e com ajuda do Comicalate, a série ganhou os seus contornos. Decidimos acompanhar a vida de um músico de elevador com dupla personalidade e Paulo Zé Pimenta ficou encarregue da banda sonora original e desta outra faceta da personagem, que veio dar outro ritmo ao projeto. Assim se retrata através de comédia e da ficção a aventura que é ser artista na cidade de Lisboa, os recibos verdes, as rendas elevadas e a perda de auto-identidade artística.» Filipe Santos

 

Na apresentação da nova temporada do RTP Lab, a repórter Sara Lima falou com o autor e protagonista Filipe Santos e com o ator André Nunes sobre esta “comédia psicadélica”:

 

Ficha Técnica

Título Original

Menos Um

Autoria

Filipe Santos

Ano

2019

Duração

15' | 5 episódios