RTP Andamento é o novo festival da RTP

Acontece no dia 15 de setembro, na Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, e tem entrada livre.

 

Ao longo de doze horas, vamos ouvir grandes nomes da música portuguesa: Pedro Abrunhosa, António Zambujo, Salvador Sobral, Selma Uamusse, Dillaz, BMRNG e Xana Toc Toc são os protagonistas desta primeira edição do Festival RTP Andamento. Com a curadoria da Antena 2, BOMBRANDO, GMS – Grupo de Metais do Seixal – e Cottas Club vão animar as pausas dos concertos no recinto.

 

 

A apresentação oficial do evento à imprensa aconteceu no dia 4 de setembro, na sede da RTP, e estiveram presentes Gonçalo Reis, Hugo Figueiredo, Gonçalo Madaíl, Henrique Amaro, Catarina Vaz Pinto, Salvador Sobral, Selma Uamusse e Pedro Abrunhosa.

 

Hugo Figueiredo, Gonçalo Reis, Catarina Vaz Pinto, Salvador Sobral, Pedro Abrunhosa, Gonçalo Madaíl, Selma Uamusse e Henrique Amaro

“O que eu mais gosto no Andamento é que é mesmo uma coisa nova. Não corresponde a nenhuma obrigação: não estamos a cumprir uma quota, não há nada no contrato de concessão que nos obrigue a fazer. Passou-nos pela cabeça, é uma ideia válida, achamos que acrescenta e estamos a arrancar.” Gonçalo Reis

Gonçalo Reis

 

O Presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis, destacou a promoção da música portuguesa, a transversalidade do projeto – que envolve todos os canais rádio, televisão e digital – e o facto de a RTP ir para a rua, para junto das pessoas, como os três grandes pontos de interesse deste evento.

Catarina Vaz Pinto, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, assinalou a continuidade da parceria entre a RTP e a CML e sublinhou a preocupação que existe em qualificar e aumentar a oferta no espaço público.

 

“Temos que levar a arte e a cultura às pessoas e o espaço mais óbvio para o fazer é na rua”. Catarina Vaz Pinto

Catarina Vaz Pinto

 

A RTP1 vai estar em direto durante todo o dia 15, a RTP Play vai transmitir o evento para todo o Mundo e a Antena 1 e Antena 3 estarão a fazer também a cobertura do evento.

 

“Gostávamos que este fosse o início de uma história muito bonita que se faz nas ruas com a RTP a descentralizar-se a si própria juntos dos públicos e dos cidadãos.” Gonçalo Madaíl

 

Gonçalo Madaíl e Henrique Amaro

 

Selma Uamusse partilhou que ficou “um bocadinho em pânico” quando viu um cartaz só com portugueses e música em português, mas que rápido percebeu qual seria o seu papel.

“Venho como representante da Lusofonia”. Selma Uamusse

 

Selma Uamusse

 

A autora de «Mozambique» disse ainda que está com muita vontade de ver o concerto de Pedro Abrunhosa, porque “é provavelmente o primeiro artista português cujo CD eu comprei e conheço o «Viagens» de uma ponta à outra.”

 

É precisamente Pedro Abrunhosa que vai encerrar a maratona de doze horas de concertos no Festival RTP Andamento. O músico promete “uma noite de magia e encantamento”, onde vai haver espaço para momentos de festa e contemplação.

 

Pedro Abrunhosa

 

Com os Comité Cavier, Pedro Abrunhosa vai revisitar alguns dos temas de «Viagens», disco que está a comemorar 25 anos.

 

Segue o Festival RTP Andamento no Facebookno Instagram.