Emitido

2017/03/04

Episódio nº 1

 

Convidados

Daniel Deusdado; Gonçalo Madail; José Arantes; Teresa Paixão; Miguel Cunha; Victor Alves; João Pedro Galveias; Paulo Dentinho

 

Texto do Provedor

 

Muitos telespetadores acham que a sua televisão é pouco transparente.

Não percebem por que razão se mudam horários de emissão dos programas de que mais gostam. Não entendem porque saiu de grelha o seu programa preferido, ou por que razão deixou de ser apresentado pelo profissional a que estavam habituados. São críticos deste formato ou daquela série. Uns desejam mais futebol, outros estão cheios de futebol.

O Voz do Cidadão quer ser um contributo para tornar conhecidas as razões que presidem às escolhas da RTP. Deste modo, o Serviço Público de Televisão tornar-se-á mais transparente para todos.

Em nome desta desejável transparência, decidi apresentar-lhe os diretores de todos os canais televisivos da RTP. Dar-lhe a conhecer cada um dos mais diretos responsáveis por aquilo que vê na sua RTP. Alguns são já seus conhecidos, outros nem tanto. Dedico todo o Voz do Cidadão de hoje a esta apresentação. Fique a saber o que querem e que prioridades têm os diretores de canal desta sua televisão.

(…)

São estas as pessoas que decidem o que se vê na sua televisão. Decidem tendo em conta a missão definida na Lei para cada canal. Estão obrigados a cumprir os deveres e objetivos impostos pela legislação. Mas compete-lhes interpretar em cada momento essas imposições legais e definir as opções e prioridades concretas que, depois, se traduzem na programação diária.

Estiveram aqui no Voz do Cidadão para lhe dizer o que pensam e que prioridades têm. Em nome de uma RTP mais transparente e mais habituada a dar a conhecer as razões da sua programação.

Veja o episódio completo aqui