Emitido

2019/09/07

Episódio nº 109

 

Convidados

Maria Emília Brederode Santos (Presidente Conselho Nacional Educação);

Zélia Condeça (Prof. Ensino Secundário)

Lucas Monteiro (aluno)

Rachel Rodrigues (aluna)

Luís Cunha (aluno)

Beatriz Ferreira (aluna)

Brunelly Pereira (aluna)

Gabriel Varela (aluno)

João Barreiros (Coordenador RTP Ensina)

Andrea Basílio

 

Texto do Provedor

 

A responsabilidade da RTP no que diz respeito à educação dos mais novos não se confina à programação que lhes é especialmente dedicada, ou à organização e criação de conteúdos educativos para apoio de professores e alunos.

Os estudos de audiência mostram que os programas mais vistos pelas crianças com menos de 14 anos são aqueles que elas veem com o resto da família: telejornal, telenovelas, concursos, futebol… Bastaria esta constatação para se exigir do Serviço Público de Televisão um cuidado permanente com o carácter formativo de toda a sua programação.

Contudo, hoje, as crianças não aprendem apenas na família, diante do ecrã de televisão, ou na escola. Muito daquilo que as vai formando, espicaçando a sua curiosidade e alimentado o seu conhecimento encontram-no em outros ecrãs, fora do âmbito daqueles três grandes pilares educativos.

É por isso que a RTP vem multiplicando a oferta de acesso gratuito a materiais de vídeo e som que possam ser vistos e ouvidos em diversos suportes. Sempre com o objetivo de facilitar aprendizagens e favorecer o gosto pelo saber e pela autonomia na procura de conhecimento.

Na semana de regresso às aulas, o Voz do Cidadão centrou-se sobretudo nas novidades prometidas para este ano letivo na programação infantil dos canais RTP e na oferta da RTP Ensina. Mas para os mais novos a televisão pública dispõe de muitas outras ofertas, como, por exemplo, a rádio Zig Zag, a aplicação Zig Zag play, os livros Zig Zag e o museu da RTP, para só falar de alguns …

Eu sou o seu provedor. Não se esqueça, pode contar comigo.

Veja o programa completo aqui