Emitido

2019/09/21

Episódio nº 111

 

Convidados

Pedro Vieira (apresentador)

Manuel Tomaz (realizador)

Raquel Varela (historiadora)

Sónia Diogo (produtora)

 

Texto do Provedor

As mensagens que recebo sobre a realização, os cenários e a iluminação dos programas são em número muito inferior às que têm por tema o conteúdo do que neles é dito e mostrado. Contudo, há telespetadores bastante argutos no modo como olham para a forma daquilo que a RTP lhes mostra. Outros manifestam curiosidade sobre como se montam os programas que mais apreciam.

Hoje contámos com a colaboração de todos os intervenientes do programa “O Último Apaga a Luz” – a quem agradecemos a disponibilidade – para lhe dar uma ideia de como se organiza e concretiza um programa realizado num estúdio de televisão sobre a atualidade e com convidados fixos.

Demos-lhe uma pálida ideia da quantidade e complexidade das operações que é preciso sincronizar para que tudo decorra em boa ordem e dando-lhe a si a impressão de que nada mais existe além do apresentador e dos seus quatro convidados. Esse é o objetivo: tornar tudo e todos invisíveis para que o telespetador apenas se relacione com os protagonistas, ignorando tudo o mais.

Em próximo programa viajaremos até ao exterior para lhe mostrar como é mais complexo montar um programa com muitos intervenientes e que vai para o ar em direto a partir de um local diferente de um estúdio de televisão.

Eu sou o seu provedor. Não se esqueça, pode contar comigo

Veja o programa completo aqui