Emitido
2019/09/14
Episódio nº 110
Convidados
Ana Belmarço (telespectadora)
Paulo Saraiva (telespectador)
David Guimarães (telespectador)
Rui Garcia (telespectador)
Helena Pereira (telespectadora)
Texto do Provedor
Muitos telespetadores olham para a sua televisão não apenas como meio para conhecerem melhor o mundo em que vivem e ficarem por dentro da atualidade, mas valorizam tudo quanto lhes é oferecido em termos de informação imediatamente útil. E querem mais e melhor.
Gostam da informação sobre saúde e alimentação que a RTP lhes dá, mas querem também ver um programa dedicado aos seus direitos como consumidor saudável, esperto e amigo do ambiente. Apreciam tudo quanto a RTP já faz para promover comportamentos que previnam doenças, incêndios, desastres e calamidades futuras, mas gostariam também de ver programas em favor da educação rodoviária, da educação ambiental e outras.
Campanhas e programas inteligentemente bem desenhados, contendo informação útil podem ter um enorme impacte. Algumas delas nunca se apagam da nossa memória. “Há mar e mar, há ir e voltar” – é, neste capítulo, absolutamente emblemático. De certeza que contribuiu para incentivar mudanças de hábitos no sentido do reforço de práticas mais saudáveis, ou seja, mais amigas de cada um e de todos.
A informação útil que a RTP pode emitir de modo mais intenso e mais frequente não depende apenas do trabalho de publicitários, poetas e criadores geniais. Depende também de jornalistas que reconheçam a importância desta informação e se disponham a recolhê-la e trabalhá-la. Ou seja, que lhe deem o mesmo valor que os telespetadores lhe dão.
Eu sou o seu provedor. Não se esqueça, pode contar comigo.
Veja o programa completo aqui