Voz do Cidadão

O programa Agora Nós vai sair de cena. Telespetadores movimentam-se para que tal não acontece, mas diretor de programas mantém a sua opção: dar lugar a novo programa…

O cinema tem cada vez menor presença na RTP e uma presença progressivamente mais escondida. Mas a televisão pública continua a deter importantes responsabilidades no que diz respeito ao cinema.

No aniversário da RTP propomos uma viagem pelo sítio RTP Arquivos que está aberto a quem o queira visitar sem ter de sair de casa.

Nada, absolutamente nada, justifica a desmesurada atenção que a televisão pública confere ao futebol. Não é possível continuar assim. Não é desejável nem aceitável. Há que ter coragem para reduzir drasticamente o tempo gasto com o futebol.

Um ano com muitas mensagens sobre touradas e futebol. Também muitas com queixas e críticas contra a informação e os jornalistas. Os resultados da ação do Provedor são realmente visíveis e palpáveis?

A aposta na produção de séries tem sido uma constante destes últimos três anos. A maioria das mensagens que o Provedor recebe são de felicitações e encorajamento a que se continue pro este caminho. Não há dúvidas, é preciso continuar a percorrê-lo.

Os erros no uso da língua portuguesa são múltiplos e demasiado frequentes nos vários canais da RTP. Há atenuantes que explicam a razão de tantos erros, mas explicar e entender não desculpa, nem torna aceitável o inaceitável. Há proposta concretas para melhorar neste capítulo.

A capacidade da humanidade para estragar o ambiente não para de crescer. Muitos dos efeitos são já definitivamente irreversíveis. O Serviço Público de Televisão não pode comportar-se como se nada estivesse a acontecer.

Os apresentadores de programas televisivos, de qualquer programa, são objeto de muitas críticas. Mas, no fundo, toda a gente quereria ser como eles. Fomos ver como é a vida de apresentadores e apresentadoras e como reagem às críticas que recebem.

A imagem que a RTP fornece aos seus telespetadores nem sempre é a melhor porque não utiliza as mais recentes tecnologias para gravar e emitir em televisão. O digital do futuro já está, porém, a caminho da RTP.

Os diretores dos canais da RTP revelam em antecipação as suas apostas de programação para o ano de 2019. Muitas novidades no ecrã.