É um espertalhão, o género de pessoa persuasiva e carismática, que consegue dar a volta a quem está próximo, para conseguir o que quer. Devido à sua rebeldia e receio por parte dos pais quanto às más companhias de Edgar, este foi criado pela sua tia Glória, com a qual se identifica e respeita.

No entanto, Edgar arranjou sempre maneira de fazer o que queria. Foi tomando contacto com o mundo do crime e tornou-se perito nos mais diversos esquemas. É Edgar quem entrega as joias roubadas na pensão, sendo que, sob disfarce, é já uma presença habitual no quotidiano daquela.

A capacidade de persuasão é a característica que melhor o define. Atrevido, perspicaz, corajoso e sedutor, Edgar é o espertalhão que consegue sempre tirar o melhor partido de todas as situações. Tem um raciocínio muito rápido e nunca se atrapalha.

Edgar é ambicioso e quer chegar à posição de Amadeu dentro da organização de tráfico de ouro, tornar-se indispensável aos olhos de Emília, de modo a dominar o negócio. Não vai desperdiçar uma oportunidade, mas a sua relação com Xana e Rafael irão pôr em causa tudo aquilo em que acredita.