Filha de Manuela e Pedro.

Uma rapariga independente, divertida e racional. Sabe que Pedro se foi embora quando ela era pequena, mas não sabe o verdadeiro motivo. Apesar de ter memórias ternas e felizes do pai, acabou por acreditar na versão de Manuela que lhe disse que Pedro se foi embora porque queria refazer a vida longe de Montemor. Ao longo destes 20 anos, Sofia nunca teve nenhum tipo de contacto com ele e acredita que o pai deverá ter outra família, noutro país e que não tem nenhum interesse em fazer parte da vida dela.

Sofia namora com Ricardo, que conheceu no primeiro ano de faculdade. Os dois são muito cúmplices e bons amigos. Com o passar do tempo Sofia irá perceber que a paixão que sentia por Ricardo acabou por se desvanecer e que o que os une é apenas carinho e amizade.

Quando Pedro regressa a Montemor, o mundo de Sofia é completamente abalado. A presença dele na sua vida fá-la questionar todo o tempo em que estiveram longe um do outro e pondera se valerá a pena perdoar o pai e dar-lhe uma nova oportunidade.