Serviço cívico estudantil


O Serviço Cívico Estudantil foi possibilitado através do Decreto-Lei N.º 270/75 de 30 de maio. O programa pretendia assegurar aos estudantes uma melhor “integração na sociedade portuguesa e um mais amplo contacto com os seus problemas”. Com duração de um ano e em articulação com as Campanhas de Dinamização Cultural, sob tutela da Comissão Dinamizadora Central (CODICE) da 5ª Divisão, o programa contribuiu para, por exemplo, ensinar algumas camadas de população a ler e a escrever, levar água potável e assistência médica a localidades remotas, traçar troços de estradas.

Uma frase por dia
Chego a pensar muitas vezes se teria sido melhor, em Abril de 74, encostarmos à parede ou mandarmos para o Campo Pequeno umas centenas ou uns milhares de contra-revolucionários e tê-los eliminados à nascença. Tenho a certeza de que a contra-revolução neste momento já não existia.
Otelo Saraiva de Carvalho 


Aconteceu neste dia

É roubado armamento militar no campo de Instrução Militar de Santa Margarida.
Ocupação do emissor da RR situado em Louça.
Dirigentes de quatro sindicatos defendem o controlo dos jornais pelos trabalhadores, em plenário realizado no Instituto Superior Técnico em Lisboa.