Comício do PS na fonte luminosa


A 19 de junho de 1975 teve lugar na Alameda D. Afonso Henriques um comício do Partido Socialista (PS) que ficou conhecido como “Comício da Fonte Luminosa”. Na voz do seu secretário-geral, Mário Soares, é exigida a demissão do primeiro-ministro Vasco Gonçalves e referida a ameaça de paralisar o país. Este comício, quer pelo conteúdo dos discursos, quer ainda pela grande afluência que teve, é considerado como um dos momentos decisivos na disputa de influência política na sociedade portuguesa.

Uma frase por dia
Este foi um dia de vitória. Tenhamos confiança no futuro, tenhamos confiança no nosso Povo. A revolução está em marcha e não pára.
Mário Soares

 

Aconteceu neste dia
Otelo parte para Cuba, em visita oficial.
Diocese de Viseu promove uma manifestação anticomunista.
No Barreiro, vários partidos do espetro de esquerda juntamente com comissões de moradores e sindicatos, realizam uma manifestação de apoio ao primeiro-ministro.
Sedes do Partido Comunista Português (PCP) e do Movimento Democrático Português (MDP) são alvos de violência em Viseu, Vale de Cambra, Fafe, São Tiago da Cruz, Alcanena, Figueiró dos Vinhos, Mortágua, Vila Viçosa e Ponta Delgada.