A “troika” em 1975


No dia 25 de julho de 1975, foi sugerido na assembleia do Movimento das Forças Armadas (MFA) que os poderes do Conselho da Revolução (CR) fossem delegados num diretório constituído pelo Presidente da República, general Francisco Costa Gomes, pelo primeiro-ministro, general Vasco Gonçalves e pelo comandante do Comando Operacional do Continente (COPCON) e comandante da Região Militar de Lisboa (RML), general Otelo Saraiva de Carvalho. No dia 30, o Conselho da Revolução ratificou a proposta da Assembleia do MFA.

Uma frase por dia
Citemos os exemplos da FRELIMO que não cortou o pescoço à Joana Simeão; mandou-a para um campo de trabalho que é o que a gente precisa de fazer aí a uma quantidade de gente. Não é mandá-los para as prisões mas é mandá-los para um campo de trabalho.
Vasco Gonçalves


Aconteceu neste dia
Encerramento do Congresso dos Sindicatos, que decorreu de 25 a 27 de julho sob o lema “Pela paz, pela construção de uma sociedade socialista”. Vasco Gonçalves encerrou o congresso apelando à aliança Povo/MFA.
Manifestação em Bragança de apoio ao Episcopado.
Sedes do Partido Comunista Português (PCP) e do Movimento Democrático Português (MDP) são alvos de violência em Leiria e Sever do Vouga.