A figura de Che Guevara em Portugal


Ernesto Che Guevara, um dos símbolos mundiais da luta anticapitalista, viu a sua imagem associada a vários partidos e movimentos portugueses que se assumiram anticapitalistas. Por exemplo, a constituição da “Cooperativa Agrícola Che Guevara” em Alvalade (Santiago do Cacém), a sua imagem em manifestações, a publicação dos livros “O Socialismo e o Homem em Cuba”, “Dário” e “Cuba - Guerra Revolucionária” em 1975. “Revolucionário” para alguns, “terrorista” para outros, o “comandante” Guevara e as tropas cubanas lutaram ao lado do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) na Guerra Colonial.

Uma frase por dia
A imagem de “Che” assume, hoje, aspectos talvez mais importantes que antes.
Ana Maria Guevara

Aconteceu neste dia
Ocupações de portagens e rádios, interrupções de linhas de comboio, levantamento de barricadas e tentativa de cerco ao Governo por parte de elementos da Associação de Deficientes das Forças Armadas (ADFA).
Televisión Española (TVE) chama o seu correspondente em Lisboa a Madrid em protesto contra uma entrevista da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) a um militante da Frente Revolucionária Antifascista Patriótica (FRAP).
O ministro da agricultura, Lopes Cardoso, desloca-se ao Alentejo para reunir com os responsáveis dos Sindicatos de Trabalhadores Agrícolas (STA) de Évora, Beja e Portalegre.
Uma bomba é lançada contra o centro de trabalho do Partido Comunista Português (PCP) da Marinha Grande.