Sofia foi para Londres com o único objetivo de estudar na prestigiada escola de Londres: a Guildhall School of Music and Drama.

Sofia Escobar vestiu, 50 anos depois da estreia de West Side Story, a pele da porto-riquenha Maria que se apaixona por Tony, antigo líder do gangue rival do seu irmão. A atriz portuguesa foi elogiada pelos grandes jornais londrinos e nomeada para os principais prémios do teatro britânico, incluindo os prestigiosos Laurence Olivier e Whatsonstage Awards. Foi vencedora do último na categoria de melhor actriz de teatro musical.

Após ter brilhado numa digressão mundial com o musical West Side Story, que passou por França, Itália e Malásia, Sofia Escobar regressou a Londres com a reconhecida peça “O Fantasma da Ópera”, onde interpretou durante três anos e meio a personagem de Christine Daae.

Atualmente pertence ao elenco de “Eusébio – Um hino ao futebol”. Trata-se de um musical, constituído por um elenco de 16 atores, cantores e bailarinos, acompanhados por 6 músicos, que tocam ao vivo todos os temas do espetáculo. Mais do que uma homenagem à figura incontornável de Eusébio, este é um espetáculo que pretende celebrar a vida. A vida e a gloriosa carreira do eterno futebolista português.