A RTP vai escolher o 50.º representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que se apresentará na grande final a realizar em Lisboa a 12 de maio de 2018. O seu apuramento será feito através do Festival da Canção 2018, que vai ser constituído por duas semifinais, que terão lugar nos dias 18 e 25 de fevereiro, nos estúdios da RTP, em Lisboa, e por uma final no Multiusos de Guimarães, a 4 de março.

Em cada uma das semifinais estarão a concurso 10 canções, totalizando 20 concorrentes. De cada semifinal serão apuradas 5 canções, pelo que teremos 10 canções a disputar a final.

A RTP fará o convite a 17 compositores para que apresentem uma canção original e inédita. Tal como no Festival da Canção 2017, serão eles a definir os respetivos intérpretes. Por outro lado, o vencedor do Festival da Canção 2017 convidará um compositor nos mesmos termos dos convites lançados pela RTP.

A estes 18 juntam-se ainda dois lugares nas semifinais abertos a concurso:
· Um deles será selecionado através do programa de rádio “Master Class” da Antena 1, dirigido a compositores e autores sem trabalhos publicados, até ao dia 15 de setembro. O júri criado para este programa escolherá o compositor, que deverá também apresentar a concurso uma canção original e inédita.
· A última vaga nas semifinais resultará da abertura a candidaturas espontâneas de canções originais e inéditas com uma duração máxima de três minutos. E aqui poderão concorrer todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, tenham ou não trabalhos publicados, o que inclui os portugueses que vivam fora do país, assim como os cidadãos dos PALOP ou de outras nacionalidades que residam em Portugal.

A receção destas candidaturas faz-se através de maquetes enviadas por indicação de link onde possam ser escutadas, mediante inscrição do formulário disponível em: http://antena1.rtp.pt. Será constituído um júri para as avaliar, sendo o concorrente vencedor convidado a apresentá-la a concurso no Festival da Canção 2018.

VER REGULAMENTO