A representante de Portugal já está em Katowice, na Polónia, acompanhada pela delegação portuguesa. Joana Almeida chegou ontem mas hoje já esteve nas gravações do postcard e na cerimónia de abertura oficial do Junior Eurovision Song Contest de 2019.

Joana (10 anos) é das concorrentes mais jovens do certame – apenas a concorrente do duo da Rússia, Tatyana Mezhentseva, e Marta Viola, da Itália, têm a mesma idade. A média de idades de todos os concorrentes não chega aos 13 anos, num concurso pensado para crianças e jovens entre os 9 e os 14 anos.

A cerimónia de abertura foi transmitida em direto no YouTube do Junior Eurovision Song Contest, numa emissão online pensada como se fosse um programa de televisão. Todas as delegações foram informadas das perguntas previamente, para que os concorrentes pudessem preparar as respostas em inglês. As perguntas feitas a Joana foram alteradas já a nossa concorrente estava em palco.

A cerimónia de abertura contou com os representantes dos dezanove países a concurso, assim como atuações da vencedora polaca da edição do ano passado, Roksana Węgiel, e com a boysband 4 Dreamers.

As crianças partilharam ainda presentes representativos dos seus países de origem. De Portugal, Joana levou para oferecer um adufe, um instrumento de percussão completamente português. Em troca, recebeu da Arménia um amuleto artesanal, pintado à mão, e uma boneca a que deu o nome de Joy, para celebrar o slogan do JESC deste ano.

No final do desfile de apresentação dos intérpretes, foi feito o sorteio que decidia quais os países que atuarão no primeiro e último lugares do alinhamento do espetáculo. O primeiro lugar calhou em sorte à Austrália e o último à Sérvia. À Polónia, país anfitrião, foi sorteado o 11.º lugar do alinhamento.

A EBU anunciou, umas horas depois, o alinhamento geral do espetáculo, depois de ponderados os géneros das canções.
Portugal vai assim ocupar o 16.º lugar, com Joana Almeida a defender as cores da bandeira nacional e a canção “Vem Comigo (Come with me)”.

 

Assim arranca oficialmente esta edição do certame que reúne as melhores vozes infanto-juvenis dos países a concurso.

O espetáculo acontece no dia 24 de novembro, domingo, e será transmitido a partir das 15h na RTP1.