Rubi Machado é portuguesa, de origem indiana, de Goa, mas passou parte da sua vida em Moçambique. Foi convidada pelo compositor Sebastião Antunes para dar a voz ao tema “Quando a Lua Voltar a Passar”, que abrirá a segunda semifinal do Festival da Canção 2015, no dia 5 de março.
O convite de Sebastião Antunes foi totalmente inesperado, “uma coisa que caiu do céu”, dada a improbabilidade de uma cantora indiana, cujo percurso profissional passa por cantar quase somente em indiano, vir a integrar o alinhamento de um programa onde se dá primazia ao português.

A Rubi foi um feliz acaso“, explica Sebastião, “eu estava a dar uma aula e fui dar a um vídeo dela e gostei muito da voz e decidi, sem a conhecer, fazer-lhe a proposta para cantar o meu tema no festival.” O compositor tem provas dadas na área da música folk e na música tradicional portuguesa, liderando o projeto Quadrilha, que existe há mais de 20 anos. No entanto, contou-nos, “sempre escrevi coisas para outras pessoas, sempre me desdobrei em várias maneiras de apresentar a escrita. Tenho sempre uma influência muito grande das músicas do mundo“.

Rubi Machado confessa-nos que esta é a terceira música que vai cantar em português.

Adoro música indiana mas tenho também misturadas em mim a cultura portuguesa e moçambicana, por isso sinto-me capaz de cantar em português. A música é linda, fala de amor; de um amor que às vezes é impossível, às vezes é feliz outras vezes infeliz… mas que vale sempre a pena apostar no amor“, adiantou a intérprete.