Os australianos sempre se mostraram fãs do Eurovision Song Contest. Apesar da diferença horária entre Sidney e a Europa, mantiveram-se fiéis às canções que lhes chegavam de longe – e no ano passado a EBU abriu a excepção e deixou a Austrália participar com uma canção feita especialmente para a competição.

A parceria entre a EBU e a estação pública australiana SBS correu tão bem que no próximo ano teremos novamente a Austrália como participante na Eurovisão. O EBU Reference Group, organismo que decide sobre as condições do Eurovision Song Contest, votou unanimemente pela participação do país no próximo certame.

“O feedback que tivemos dos espectadores, fãs, imprensa e emissores depois da participação australiana em Viena foi surpreendentemente positiva”, confirmou Jon Ola Sand, Supervisor Executivo da EBU. “Acreditamento piamente que o Eurovision Song Contest tem potencial para evoluir organicamente até um evento verdadeiramente global. A participação da Austrália é um entusiasmante passo nessa direção.”

Mas há algumas modificações. Em 2015, a Austrália participou diretamente na Grande Final (e ficou em 5.º lugar). Desta vez terá de competir nas semifinais. E apesar de estar garantida a participação em 2016, isso não significa que se torne um participante permanente.

“A Europa e a Austrália têm muito em comum no que diz respeito a valores culturais e quando um emissor está tão empenhado em trazer boas atuações para o concurso, a coisa certa a fazer é ser inclusivo”, disse Dr. Frank Dieter Freiling, Presidente do Reference Group. “Esta também é uma oportunidade de muitos australianos se re-conectarem às suas raízes europeias e celebrar os nossos valores em comum através da música.”

Caso a Austrália ganhe o Eurovision Song Contest de 2016, o certame do ano seguinte será co-apresentado pela SBS e outra emissora pública europeia.

O próximo Eurovision Song Contest terá lugar nos dias 10, 12 e 14 de maio de 2016 na Stockholm’s Globe Arena, e será co-apresentado pelo canal público sueco SVT e pela EBU. Esperam-se 41 países a concurso.