O projeto, idealizado por Ana Carrilho, e inserido no grupo Guerrilha Crochet (Sónia Domingos e Ana Carrilho) consiste em “reproduzir” cromaticamente o azulejo português, numa homenagem a esta referência cultural do nosso património.

O evento internacional “World wide knit in public day“, que acontece entre 14 e 22 de junho, tem a Guerrilha Crochet como equipa oficial de Lisboa. A peça tem uma dimensão de 2m x 3m e conta com quase 300 azulejos em crochet de 20cm x 20cm.

As contribuições chegam de todos os lados, inclusive de países como a Bélgica, a Itália, o Canadá…

Este trabalho dericou de outros projetos de arte urbana (Yarn Bombing) com base em croché, concebidos por Sónia Domingos (artista têxtil) que tem um projecto artístico chamado Storymakers.

Na sequência da divulgação desta instalação, Sónia Domingos foi convidada a participar na campanha anti-fastfood de um grupo australiano de croché e tricot chamado “The picket knitters”, a decorrer em Tecoma, Austrália.

Neste contexto, concebeu um painel inspirado na dieta mediterrânica e na estética da pintura da Josefa de Óbidos, em que participaram 10 crocheteiras para sua construção.

Todos estes eventos podem ser vistos no Facebook.