A RTP e o Maratona Clube de Portugal assinaram, esta quarta-feira, o acordo que prolonga até 2019 a transmissão em exclusivo das provas de atletismo: Meia-Maratona de Lisboa, Corrida A Mulher e a Vida, Rock & Roll Maratona de Lisboa e Meia-Maratona de Portugal.

O contrato agora celebrado estabelece a transmissão em direto de todas as provas nos canais RTP e outras plataformas do operador de Serviço Público, iniciando-se já no próximo domingo, dia 19 de março, com a transmissão em direto da 27ª Meia-Maratona de Lisboa.

As provas organizadas pelo Maratona Clube de Portugal, desde 1991, são os maiores eventos de desporto popular realizados na cidade de Lisboa e contam com transmissão direta da RTP desde a sua primeira edição.

O Presidente da RTP, Gonçalo Reis, destaca a importância deste protocolo e afirma que “estamos a renovar um protocolo histórico, mantendo assim a consistência nas parcerias da RTP. E estamos igualmente a contribuir para a diversidade de modalidades desportivas em antena”. Segundo Gonçalo Reis, “as maratonas e corridas são cada vez mais participadas, um fenómeno a nível nacional, uma vez que são vistas como procura de bem-estar e de hábitos saudáveis, que devemos promover.”

A associação da RTP a esta modalidade é algo que faz parte do seu ADN de operador de serviço público. O presente contrato é um reforço dos laços já existentes e duradouros entre as duas entidades e a continuação do trabalho desenvolvido no apoio ao desporto nacional.

Para os responsáveis do Maratona Clube de Portugal, “a RTP é seu parceiro, desde 1991 e, com ela foi possível partilhar, primeiro com o país e mais tarde com o mundo, grandes momentos, nesta já longa caminhada.

Assistiram juntos ao nascimento da “Meia Maratona de Lisboa” que no seu percurso foi ganhando adeptos e títulos. Mas o feito mais interessante tenha sido trazer os portugueses para a rua, com a “Mini Maratona”, que os ensinou a correr, a marchar, a fazer exercício físico! E a RTP esteve lá e muito contribuiu para que muitos mais aderissem, incentivados pelas belas imagens de milhares de atletas em movimento. Hoje ultrapassam os 35.000 participantes!

Em 2000, nasceu a “Meia Maratona de Portugal”, com partida na Ponte Vasco da Gama, também ela vindo a crescer e a superar as expetativas em termos de participação.

Mais recentemente, em 2013, indo ao encontro de milhares de amantes da corrida, que aspiravam por uma distância mais longa, criámos a “Maratona de Lisboa”, num percurso magnífico, entre Cascais e Lisboa.

Têm sido muitas horas de transmissão que a RTP tem proporcionado e em que, para além do estímulo da modalidade, tem sem dúvida promovido além-fronteiras, o destino PORTUGAL numa perspetiva turística. Só nas nossas provas contamos com mais de 15.000 participantes vindos de mais de 100 países.

Faltou só falar da “Corrida da Mulher”, outro evento que tem sido muito acarinhado pela RTP e que tem um sabor muito especial, porque visa contribuir para o rastreio do cancro da mama. Em resultado dessa mobilização, já conseguimos angariar cerca de 700.000 euros para esta causa e vamos prosseguir para ajudar a diminuir ao máximo as estatísticas.

Por tudo isto, podemos dizer, com orgulho, que tem sido uma boa parceria! Por isso estamos aqui hoje, com o mesmo entusiasmo de há 26 anos, empenhados em dar-lhe continuidade, com a convicção de que juntos estamos a prestar um bom trabalho ao País!”