Linha da frente

Dia 17 de outubro, às 20h45, na RTP1

Uma grande reportagem sobre o Acidente Vascular Cerebral na idade jovem, um trabalho da jornalista Mafalda Gameiro.

“Uma parte de mim” é uma grande reportagem sobre um tema que não deixa ninguém indiferente: o Acidente Vascular Cerebral na idade jovem.

O excesso de peso, a hipertensão e o excesso de colesterol estão a pôr em perigo a vida de uma boa parte da população nacional, o que leva a que 40% dos portugueses podem sofrer um AVC. Este é o resultado de um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, a que a RTP teve acesso.

Uma parte de mim”, é um trabalho sobre esta grave doença, contado na primeira pessoa. Joana Oliveira foi vítima de dois Acidentes Vasculares Cerebrais quando ainda estava na casa dos 20 anos. O grave problema de saúde foi confundido com stresse e Joana regressou a casa paralisada do lado esquerdo do corpo. Fez sozinha, toda a reabilitação. É uma mulher com um percurso de vida extremamente doloroso mas toda a sua estória é uma lição. Joana conseguiu atingir um equilíbrio na forma de estar e de ver o mundo e transformou os dias agitados que tinha, em momentos de tranquilidade como sempre desejou. Tudo isto, segundo a própria, graças às terapias orientais.

Há seis Acidentes Vasculares Cerebrais por hora, 52 por dia. 35 vítimas acabam por falecer.  Por outras palavras, 1 em cada 6 portugueses morre de AVC e quem sobrevive fica com graves sequelas para o resto da vida. O Acidente Vascular Cerebral atinge sobretudo a terceira idade, mas está a crescer o número de casos na faixa etária dos 18-35 anos. Os médicos alertam para as situações de hipertensão desconhecida, associada ao exercício físico.

“Uma parte de mim”, uma reportagem da jornalista Mafalda Gameiro, com imagem de Carla Quirino e edição de imagem de Vanessa Brízido. A pesquisa é de Rita Rodrigues e a produção de Cristina Godinho.

Relacionados