Quarta-feira, dia 12 de setembro, às 22h00 na RTP3

Há cada vez mais cursos a misturar disciplinas de Ciências com Humanidades e até licenciaturas duplas em áreas como Direito e Gestão. Que novas competências deve o Ensino Superior oferecer aos estudantes para os preparar para o futuro? Já não há empregos para a vida.

No próximo Fronteiras XXI vamos falar sobre as opções de escolha dos jovens para o futuro. O mercado procura cada vez mais jovens licenciados com pensamento crítico, boas capacidades de comunicação e negociação, que se adaptem rapidamente a diferentes desafios e com ideias “fora da caixa”. E para os mais jovens o conceito deixou de ser o do emprego para a vida, passando a ser, sobretudo, um acumular de experiências laborais. Devem as universidades e politécnicos preparar os seus alunos para estes desafios? Como se estão a adaptar às novas exigências do mercado de trabalho? E que competências devem aprofundar para lhes dar mais ferramentas para um futuro incerto?

Para responder a estas perguntas contamos com a presença de Eduardo Marçal Grilo, ex-ministro da Educação e especialista em questões do Ensino Superior, António Feijó, vice-reitor da Universidade de Lisboa, e Joana Queiroz Ribeiro, especialista em Recursos Humanos.

No ensino superior tem havido mexidas, mas quase metade dos estudantes que terminam o 12º ano não chegam às instituições de Ensino Superior. Como podem as instituições atrair novos alunos ou evitar que abandonem o sistema antes de concluir as licenciaturas? Quanto vale um diploma no salário? E na qualidade de vida?

Fronteiras XXI, conduzido por Carlos Daniel, no dia 12 de setembro, às 22h00 na RTP3

Mais informações aqui.

Relacionados