A cada dez segundos um utilizador é alvo de um ataque informático com pedido de resgate. E áreas essenciais como a energia, a banca, o setor alimentar, a segurança ou os transportes estão sob constante ameaça. Até que ponto a liberdade na internet deve prevalecer sobre a nossa privacidade?

No próximo Fronteiras XXI vamos falar sobre a proteção de dados em Portugal. A internet  abriu-nos o mundo mas deixou-nos expostos e vigiados. Toda a informação trocada online fica registada. O que fazemos na net ou o que divulgamos nas redes sociais revela quem somos, o que temos, em quem votamos, como reagimos. Os nossos dados são vistos e registados. Mas estão protegidos?

Para responder a esta e outras perguntas estarão no programa a jurista e presidente da Comissão Nacional de Proteção de Dados Filipa Calvão, o diretor-geral do Gabinete Nacional de Segurança, o Contra-almiranteAntónio Gameiro Marques, e o especialista em segurança informática Luís Antunes.

O novo Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia, em vigor desde maio passado, aperta as regras, reforça os direitos de privacidade e até cria mais uma profissão: Encarregado de Proteção de Dados. Será suficiente?

Fronteiras XXI, um debate moderado por Carlos Daniel, no dia 25 de julho, às 22h00, na RTP3.

Mais informações aqui.