Estreia: Quinta, 4 de Julho às 23:05, na RTP2

Viagem única aos bastidores de uma das jóias do património arquitetónico francês cercado pelo maior parque murado da Europa

 

Construído no século XVI para glória do rei Francisco I, Chambord é o maior dos castelos do Loire, com cerca de 426 quartos, servidos por 77 escadarias, incluindo a famosa escadaria de dupla-hélice atribuída a Leonardo da Vinci. Este domínio público, que se estende por 5440 hectares, é o maior parque murado da Europa.

Cinco séculos depois, esta obra arquitetónica monumental permanece fascinante. Em 2018, um milhão de turistas visitaram esta jóia do Renascimento, Património Mundial da UNESCO. Conservar e melhorar estes domínios é o desafio quotidiano de Jean d’Haussonville e da sua equipa. O ex-diplomata, que administra o Chambord desde 2010, está continuamente à procura de novos recursos financeiros para preservar este tesouro. O estado, proprietário do castelo desde 1930, exige que o património se torne financeiramente independente em 2020.

Para celebrar os 500 anos da colocação da primeira pedra, em 1519, e atrair mais visitantes, o Chambord está a passar por mudanças profundas, com novas decorações imaginadas pelo cenógrafo Jacques Garcia, hotel de quatro estrelas renovado pelo arquiteto Jean-Michel Wilmotte, e uma nova vinha ou produtos derivados.

Este documentário de Vanessa Dubreuil leva-nos numa visita única e privilegiada aos bastidores do renascimento do Castelo de Chambord.

 

Ficha Técnica

Título Original

Chambord 1519-2019 : La Renaissance

Autoria e Realização

Vanessa Dubreuil

Música

Samuel Narboni

Produção

Paramonti

Ano

2018

Duração

52'

Relacionados