O documentário “2077 – 10 Segundos para o Futuro” ganhou o Grande Prémio Internacional da URTI para o Documentário de Autor. Um trabalho encomendado à produtora Panavideo pela RTP para assinalar os 60 anos da televisão pública em Portugal.

“2077 – 10 Segundos para o Futuro” dá-nos uma visão do mundo daqui a 60 anos. Com um testemunho imaginário em 2077 e de opiniões de grandes futuristas e cientistas internacionais vamos conhecer as grandes inovações e os desafios que a Humanidade tem pela frente.

Onde e como vamos estar daqui a 60 anos? As próximas décadas vão sofrer a maior e mais veloz transformação de sempre. Na tecnologia, na ciência, no ambiente, nas relações interpessoais. Vivemos numa espécie de grande acelerador de ciência, em que o ritmo das descobertas não para de surpreender. Nas últimas décadas acumulou-se mais conhecimento científico do que em toda a história da Humanidade. Em 2077 esse conhecimento científico terá duplicado várias vezes.

Neste documentário contamos com testemunhos de grandes personalidades nacionais como: António Damásio, Manuela Veloso, Elvira Fortunado, Manuel Sobrinho Simões, Carlos Moedas, Catarina Fernandes, Tiago Pitta e Cunha. Mas não podemos deixar de destacar, igualmente, testemunhos internacionais como: Michio Kaku (físico teórico, City College of New York), Nick Bostrom (Diretor Future of Humanity Institute, Oxford University), Gerd Leonhard (futurista, CEO The Futures Agency); George Friedman (especialista internacional em geopolítica, Chairman Geopolitical Futures),  Rosi Braidotti (Fundadora Centre for the Humanities, Utrecht University), Pete Worden (Ex-Diretor NASA Ames Research Center, Ex-consultor DARPA, Chairman Breakthrough Prize Foundation), entre muitos outros.

O Grande Prémio Internacional da URTI (União Internacional de Rádio e Televisão) visa premiar produções audiovisuais que abordem grandes temas sociais e de inovação, mas também no domínio da arte e da cultura.

Relacionados