O site “Descolonização Portuguesa: Os 500 Dias do Fim do Império” vai ajudá-lo a reviver um tempo recheado de guerras e conquistas, sonhos e esperanças, afetos, desespero e saudade.

O Museu das Comunicações, em Lisboa, serviu de palco para a apresentação do site: “A Descolonização Portuguesa. Os 500 Dias do Fim do Império” desenvolvido pela RTP.

O site coloca em diálogo o acervo dos diferentes arquivos parceiros no projeto, permitindo conhecer e perceber alguns dos factos que fizeram parte da história da descolonização portuguesa.

 

“Os 500 Dias do Fim Império” começaram a 8 de junho de 1974. Reunidos em plenário, na Manutenção Militar, os oficiais do MFA decidem avançar com um cessar-fogo imediato no Ultramar.

Mas esta contagem até ao fim do Império é muito mais do que isso. É o resultado de um passado que este site vai revisitar a partir da Conferência de Berlim e do Mapa Cor de Rosa, prosseguindo com o envolvimento de Portugal na I Guerra Mundial, as vagas de descolonização após a II Guerra Mundial e intransigência de Salazar com o consequente isolamento internacional de Portugal, o início da guerra em três frentes: Angola, Guiné e Moçambique, a liderança de Marcello Caetano, a Revolução de Abril e os 500 dias do fim do Império que começam a 8 de junho de 1974 quando reunidos em plenário, na Manutenção Militar, os oficiais do MFA decidem avançar com um cessar-fogo imediato no Ultramar e vai até novembro de 1975.

A RTP contou com a parceria do Arquivo da Torre do Tombo, o Arquivo Diplomático, o Arquivo Ultramarino, o Arquivo do Exército, da Marinha, da Força Aérea e a Fundação Mário Soares.

A revisão e o acompanhamento cientifico foi feito pelo Instituto de História Contemporânea.

 

 

Estas parcerias permitiram que o site reunisse, pela primeira vez, documentos nunca antes publicados, como o relatório final da queda da Índia elaborado por Vassalo e Silva, que se encontra no Arquivo da Marinha ou os apontamentos integrais de Marcello Caetano durante a reunião com Spínola, dias depois da apresentação do livro “Portugal e o Futuro”, que haviam já sido publicados parcialmente em 1976. Para ver e descobrir há também discursos em áudio de Oliveira Salazar de finais da década de 30 e inicio da década de 40.

 

O site “Descolonização Portuguesa: Os 500 Dias do Fim do Império” vai ajudá-lo a reviver um tempo recheado de guerras e conquistas, sonhos e esperanças, afetos, desespero e saudade.

Sons, imagens, textos, num trabalho conjunto e integrado de vários arquivos, permitirão reconstruir a história da descolonização portuguesa.

Venha despertar a memória, cruzar oceanos, atravessar continentes e parar no tempo sempre que quiser.

 

(Na imagem: Rosário Lira, responsável pelo projeto; Alfredo Cunha, fotógrafo; Daniel Alves, historiador; Adelino Gomes, jornalista. Fotografias de Diana Praças Pando).