Estreia: Quarta, 13 de Dezembro às 23:00, na RTP2.

Nos anos de 1920, Paris assistiu à explosão da primeira estrela negra internacional. Este documentário de Jérémy Rozen reabilita uma memória cultural francesa esquecida. Uma história entre duas margens, duas guerras, duas culturas… entre dois amores.

 

A cantora e bailarina Josephine Baker personificava a alegria de viver, a insolência e a criatividade dos “loucos anos 20”. Mas à sombra deste ícone inesperado emerge toda uma geração de artistas americanos negros que atravessaram o Atlântico e se instalaram em França. Figuras como o compositor Sidney Bechet, o pintor Henry O’Tanner, o piloto Eugene Bullard e a cantora Adelaide Hall, estabeleceram-se em Paris, entre 1917 e 1931, onde podiam desfrutar de um estilo de vida boémio e da liberdade de expressão, muito longe da segregação que tinham deixado para trás. Nos EUA, apesar da abolição da escravatura e do seu envolvimento ativo na Primeira Guerra Mundial, os afro-americanos continuam a ser vítimas de discriminação racial.

Na sua nova casa, estes artistas desenvolvem um estilo de música inspirado em ambos os continentes. As famosas “années folles” representam um ponto de viragem na luta dos negros americanos pelos Direitos Humanos e Paris desempenha um papel essencial no surgimento da cultura afro-americana, do Jazz e do Charleston. Durante os anos vinte, uma efervescência criativa em todos os domínios está no ponto alto de todos os tempos, bem diferente da década seguinte, testemunha de uma crise económica sem precedentes com crescentes tensões internacionais e o surgimento do nacionalismo.

Este documentário com autoria e realização de Jérémy Rozen combina imagens raras de arquivo e contribuições de historiadores contemporâneos, artistas e escritores e procurando estabelecer a rota da transmissão afro-americana e o eco que gera ainda hoje.

 

 

Título Original: J’Ai Deux Amours 1917-1931

Autoria e Realização: Jérémy Rozen

Produção: Tangaro, France 5, France Ô

Música: Antoine Furet e Benjamin Farley

2016 – 52 minutos