Estreia: Quinta, 24 de Maio às 23:10, na RTP2

Documentário sobre Nise da Silveira, médica que revolucionou a psiquiatria no Brasil através da Terapia pela Arte

 

Na década de 1950, a jovem psiquiatra Nise da Silveira, uma das primeiras mulheres a formar-se em Medicina no Brasil, revolucionou os tratamentos psiquiátricos ao utilizar a Terapia pela Arte, em vez de métodos invasivos e agressivos como os choques elétricos ou a lobotomia, que considerava tortura.

Acusada de comunismo durante a ditadura Vargas, na década de 1940, Nise agitou os meios culturais e artísticos no Brasil com a criação do Ateliê de Pintura e Modelagem, da Secção de Terapêutica Ocupacional do Hospital Psiquiátrico Pedro II, no Engenho de Dentro, pequena localidade do Rio de Janeiro. As obras deixadas pelos seus pacientes são um sucesso em exposições por todo o mundo e constituem o acervo do Museu das Imagens do Inconsciente, que criou em 1952, e que conta com mais de 350 mil pinturas e esculturas.

Este filme de Jorge Oliveira e Pedro Zoca mostra a última entrevista a Nise da Silveira, realizada dois anos antes da morte (aos 94), e testemunhos de amigos, dos auxiliares, dos intelectuais que conviveram com ela e também de ex-pacientes, para além do artista plástico Almir Mavignier, que trabalhou em conjunto com a psiquiatra na criação do Ateliê. Eles revelam como no hospital foram descobertos diversos artistas com talento, como Fernando Diniz, Adelina Gomes, Emygdio de Barros e Raphael, comparados a grandes nomes da pintura universal.

 

 

Em Olhar de Nise, o diretor Jorge Oliveira busca na lucidez e vivacidade de memória da própria Nise da Silveira os detalhes para contar a história desta médica alagoana de atitudes corajosas e pioneiras que marcaram e revolucionaram para sempre o tratamento das doenças psiquiátricas e também a arte no Brasil. Uma equipa de atores consagrados como Rafael Cardoso, Mariana Infante e Nando Rodrigues revive os principais episódios da vida de Nise.

O resultado é um filme emocionante, com fortes momentos dramáticos que reproduzem as agruras do ambiente psiquiátrico onde a médica atuou durante mais de 50 anos, sempre determinada a torná-lo mais humano e respeitoso para os pacientes, recusando-se a usar os tratamentos agressivos em voga. O documentário participou de festivais nacionais e internacionais e recebeu ovações e prémios em vários deles.

Nise da Silveira (1905-1999) nasceu em Maceió, Alagoas, e estudou na Faculdade de Medicina da Bahia. No Rio de Janeiro tornou-se psiquiatra. Presa como comunista, foi afastada do serviço público durante a ditadura de Getúlio Vargas (1936-1944). Com a amnistia, funda em 1946 a Secção de Terapêutica Ocupacional no Centro Psiquiátrico Pedro II. Em 1952, criou o Museu de Imagens do Inconsciente, um centro de estudo e pesquisa e em 1956 a Casa das Palmeiras, a primeira clínica brasileira destinada ao tratamento psiquiátrico em regime de ambulatório. Introduziu a Psicologia Junguiana no Brasil. Escreveu vários livros dos quais se destacam Imagens do Inconsciente (1982) e O Mundo das Imagens (1992). Como reconhecimento pela sua obra recebeu condecorações, títulos e prémios em diferentes áreas do conhecimento. O seu trabalho e princípios inspiraram a criação de outros museus, centros culturais e instituições psiquiátricas.

 

Ficha Técnica

Título Original

Olhar de Nise

Intérpretes

Mariana Infante, Nando Rodrigues, Roberto De Martin, Stela Brandão, Moema Craveiro, Sérgio Higino e Maria Clara Floriano

Participação Especial

Rafael Cardoso

Autoria e Realização

Jorge Oliveira e Pedro Zoca

Fotografia

André Lavenére

Edição

Ana Maria Rocha

Música

Cláudio Vinícius Filho

Produção

JCV - Jornalismo, Cinema e Vídeo

Ano

2016

Duração

84'