Rubrica de Luís Henrique Pereira

É uma ave aquática mais ou menos do tamanho de um pato mas a forma do corpo apresenta significativas diferenças.

O Mergulhão-de-crista tem pescoço longo e tal como o próprio nome indica, uma bela crista.

É uma das aves mais comuns das regiões húmidas europeias muito frequentes nas lagunas e lagoas da Península Ibérica. No entanto, é uma ave que mergulha e que desaparece frequentemente da vista, e reaparece num ponto diferente do plano de água.

A equipa de reportagem do “vida Animal em Portugal e no Mundo” teve de se camuflar muito bem e entrar na água para desvendar alguns mistérios da espécie relacionados com o seu acasalamento e reprodução.

“Este apontamento documental demorou semanas a produzir, pois o acompanhamento da nidificação do Mergulhão-de-crista não é fácil. O operador de câmara, Marcos Prata teve de se munir de material de camuflagem específico para captar as melhores imagens das aves. Foi necessário entrar na água da Albufeira do Azibo (no caso) em Macedo de Cavaleiros e com o máximo cuidado para conseguir uma aproximação que permitisse à equipa executar o trabalho.”

“O casal não deu sinais de desconforto e aceitou bem a presença da equipa que manteve sempre e à semelhança de situações semelhantes, a distância suficiente para nunca para perturbar.”

“Foi uma experiência trabalhosa mas muito interessante, uma vez que as aves aquáticas exigem por vezes, muito mais tempo, muita mais paciência, para se deixarem ver, filmar ou fotografar.”

Veja aqui o apontamento documental:
Mergulhões-de-crista nidificam na albufeira do Azibo
(RTP Play)