Novos separadores RTP1 são da autoria de Fernanda Fragateiro e David Santos (Noiserv)

A imagem gráfica RTP1 reforça a sua aposta num espaço de curadoria dedicado à divulgação das artes plásticas contemporâneas e promoção dos artistas plásticos e autores musicais portugueses.

 

A partir de 7 de janeiro, a RTP1 terá novos separadores de emissão. Depois de Vhils e João Paulo Feliciano, a RTP convidou a artista Fernanda Fragateiro e o músico David Santos, mais conhecido por Noiserv.

 

O trabalho de Fernanda Fragateiro teve como base inspiracional  “SEPARAR: Criar Leveza em Oposição ao Peso do Mundo”. Segundo a artista, “partindo da oposição entre Peso e Leveza, trabalhei a partir de cinco esculturas representativas da minha prática artística:

 

Não ligar – Peça tridimensional com grande potencial  pictórico e forte vibração cromática, produzida com fios de seda pura.

 

Unbuilt – Escultura construída a partir de maquetas de arquitetura, onde se explora a espacialidade dos modelos arquitetónicos.

 

Measuring – Escultura feita com cadernos de capa preta, a partir da obra da arquiteta modernista Eileen Gray, onde se revela e se esconde o interior e o conteúdo dos próprios livros.

 

Bichos – Série de três esculturas em aço inox polido, a partir da obra da artista brasileira Lygia Clark, onde é trabalhada a luz, as sombras e os reflexos produzidos pelas próprias peças.

 

Duplo Negativo – Uma instalação de espelhos colocados no nível do chão, que revelam o espaço arquitetónico, ao mesmo tempo que o fragmentam, expandem e descontinuam.

 

No decurso do seu trabalho, Fernanda Fragateiro decidiu “não mostrar integralmente cada uma destas quatro esculturas, mas apenas fragmentos que comunicam a essência de cada uma das obras.” O trabalho que desenvolveu “tem de ser visto como uma forma de reescrever e de recriar obras, para este fim.”

 

Para Fernanda Fragateiro, “o trabalho resultou de uma verdadeira colaboração com todos os elementos da equipa da RTP à qual se juntou a música do David, sublinhando o carácter de leveza e de continuidade que eu desejei transmitir com estas imagens.”

O músico David Santos (Noiserv) sentiu que “a música tinha de acompanhar o momento contemplativo que estas imagens nos transmitem. Teria de ser acima de tudo, uma respiração tranquila mas sonhadora, presente mas não intrusiva, curta mas sempre bonita, da RTP em 2018”.

Estes registos audiovisuais de televisão sublinham a importância para a RTP em introduzir um discurso artístico na programação do seu canal mais generalista, bem como o estímulo à experimentação no campo das artes em televisão.

 

MAKING OF

Biografia de Fernanda Fragateiro

Fernanda Fragateiro vive e trabalha em Lisboa. Os projetos da artista plástica são caracterizados por um grande interesse em repensar e apontam para práticas modernistas. A sua prática envolve uma arqueologia na história social, política e estética do modernismo, através da pesquisa contínua com matéria arquivística, materiais e objetos.

Trabalhando no campo tridimensional e desafiando a tensão entre a escultura e a arquitetura, as obras de Fernanda Fragateiro potenciam as relações com cada lugar, juntando o espectador a uma situação performativa. As suas intervenções escultóricas e arquitetónicas em espaços inesperados e finas alterações de paisagens existentes revelam histórias enterradas de construção e transformação.

 

David Santos (Noiserv)

Criado em meados de 2005 pelo músico David Santos, Noiserv tem vindo a afirmar-se como um dos mais criativos e estimulantes projetos musicais da última década. O seu percurso tem sido marcado pela criação de canções capazes de atingir cada indivíduo na sua intimidade, relembrando-lhe vivências, momentos e memórias intrincadas entre a realidade e o sonho.