Terça, 19 de Junho às 23:35, na RTP2

Durante três anos, os realizadores Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley acompanharam o artista plástico Vik Muniz, na sua busca de inspiração na maior lixeira do mundo – o Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.

 

O brasileiro Vik Muniz cria obras de arte usando pessoas e materiais dos locais onde elas vivem e trabalham. Na sua série Sugar Children, por exemplo, fotografou retratos íntimos de crianças pobres usando açúcar das plantações do Caribe. Quando os documentaristas Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley começam a seguir o trabalho de Muniz, o artista estava a desenvolver a ideia para o seu próximo projeto. Muniz sabia que queria trabalhar com o lixo, mas ainda não tinha decidido o lugar. É então que decide ir até ao Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário do mundo, localizado no Rio de Janeiro.

Na gigantesca lixeira a céu aberto, Muniz conhece os catadores, trabalhadores que escolhem as toneladas de lixo ali despejadas diariamente para separar o que pode ser reciclado. São perto de cinco mil homens e mulheres que trabalham duro e recebem um ordenado baixíssimo com o qual se esforçam por sobreviver.

Serão eles os protagonistas do novo trabalho de Muniz e com isso ganharão uma força e uma dignidade que mostra que a arte tem um poder transformador.

 

 

Com banda sonora original composta por Moby, “Lixo Extraordinário” foi galardoado com vários prémios internacionais, durante o ano de 2010, entre os quais o Prémio do Público de Melhor Documentário Internacional no Festival de Sundance; Prémio da Amnistia Internacional e Prémio do Público de Melhor Documentário/Mostra Panorama, no Festival de Berlim; Prémio do Público de Melhor Documentário no Full Frame Documentary Festival, nos EUA e o Silver Audience Award no Stockholm Film Festival.

Foi ainda nomeado para a categoria de melhor documentário na edição dos Oscares de 2010 e comoveu audiências de todo o mundo.

 

 

Ficha Técnica

Título Original

Lixo Extraordinário

Intérpretes

Vik Muniz, Fabio Ghivelder, Isis Rodrigues Garros, José Carlos da Silva Baia Lopes, Sebastião Carlos dos Santos, Valter dos Santos, Leide Laurentina da Silva, Magna de França Santos e Suelem Pereira Dias

Realização

Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley

Música

Moby

Produção

Angus Aynsley e Hank Levine

Ano

2010

Duração

94'