Mário Carneiro conduz uma série de entrevistas sobre educação, sociedade, valores e atitudes, economia, ciência, justiça ou saúde, são estes alguns dos temas que servem de base às conversas. Diariamente às 23h15 na RTP2 debate-se a realidade portuguesa com liberdade e independência e com o testemunho de alguns dos maiores pensadores desta geração, porque “maio na RTP2 é o mês do Livre Pensamento”.

Livre Pensamento é uma série de entrevistas a autores de ensaios publicados pela Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre temas como educação, questões sociais, valores e atitudes, economia, ciência, justiça ou saúde. A ideia por detrás desta edição indo ao encontro do que será a missão da FFMS (estudar, divulgar e debater a realidade portuguesa com liberdade e independência) converge para os propósitos da missão de uma estação de televisão moderna que assegura a informação, garante o entretenimento mas não abdica nunca da sua função formativa.
No elenco dos autores encontramos nomes como os de João Lobo Antunes, Loureiro dos Santos, Vasco Graça Moura, Jorge Buescu, Maria Filomena Mónica, Tiago Pitta e Cunha, Vítor Bento ou David Justino que dispensam grandes apresentações e ainda os de uma série de especialistas em ascensão que, seguramente, serão a nossa Massa Pensante num futuro próximo.

Entrevistas moderadas por Mário Carneiro
Produção: RTP – Frederico Wiborg
Ano de produção: 2014
Duração: 25 min

Nesta primeira semana, os convidados são:

2ª feira, dia 5 de maio (programa gravado a 20 de novembro de 2013 no Centro Cultural de Belém)

"Identidade cultural Europeia, de Vasco Graça Moura"
De que falamos quando falamos de Europa? O que nos identifica como europeus e nos distingue do Mundo? Como evoluiu o sonho europeu e que futuro podemos esperar dele em plena crise internacional?
Vasco Graça Moura, um europeísta que não se conforma dá o seu testemunho.


3ª feira, dia 6 de maio

"O Futuro do Estado Social, de Filipe Carreira da Silva"
O que é o Estado Social? O que são direitos sociais? Qual a relação entre Estado Social e democracia? Quais os principais desafios com que o Estado Social se depara no quadro atual de austeridade financeira e de crise económica? Será o Estado Social um conceito antiquado e caduco? Quem se opõe e quem defende o Estado Social e porquê?
Nesta entrevista apresenta-se uma breve e simples introdução ao tema, sugerindo, ao mesmo tempo, três cenários futuros: o fim do Estado Providência; tudo irá ficar na mesma; e a sua reconfiguração. Três cenários que poderão servir de base à discussão pública sobre o futuro do Estado Social no nosso país.

4ª feira, dia 7 de maio
"Corrupção, de Luís de Sousa"
A corrupção, enquanto forma de influência ou compra de decisões, permaneceu invariável ao longo dos séculos, mas o modo como o poder se estrutura e é exercido em sociedade tem evoluído, criando novas oportunidades e incentivos para este tipo de prática.
O que é a corrupção? Como se estrutura e se processa? Que tipos de corrupção são vistos com tolerância e que tipos são considerados danosos para o funcionamento das instituições? Quais as causas que explicam a prevalência da corrupção numa determinada sociedade ou contexto histórico? Que fatores de risco potenciam a sua ocorrência? Como se tem desenvolvido o combate à corrupção em Portugal? Que papel compete à política, à justiça, aos media e à sociedade civil?

5ª feira, dia 8 de maio
"A Nova Medicina, de João Lobo Antunes"
A medicina como a conhecíamos quando nascemos e como a utilizamos nos dias de hoje. A evolução do papel do médico (desde o João Semana até ao Dr House). O progresso tecnológico e os novos desafios morais e éticos. O envelhecimento e como assegurar que maior Quantidade de vida se pode traduzir em melhor qualidade de vida.
Um olhar sobre o futuro: o que nos pode ele reservar? Das soluções Pronto a Vestir até às soluções de Alfaiataria: estaremos a caminho de uma medicina personalizada? O encontro da Nova Medicina e das terapias complementares/medicinas alternativas.


6ª feira, dia 9 de maio

"O Ensino do Português, de Maria do Carmo Vieira"
O ensaio O Ensino do Português salienta a existência de uma certa pedagogia encarada como inovadora, mas que, na verdade, se baseia na aplicação de teorias da educação ultrapassadas. Instalada oficialmente no ensino, desde 2003, refletiu-se nos currículos, fomentando de forma leviana a rivalidade entre Velho (o que não é bem-vindo e não tem carácter lúdico) e Novo (o que é privilegiado por ser recreativo), com a consequente alteração de vocabulário e de valores que caracterizam a Mudança instituída e a validam acriticamente como certa.
Assim, exigência, força de vontade, desejo de ultrapassar a dificuldade, de compreender e de saber foram substituídos em bloco pela convivência com a facilidade e o sucesso garantido, mais não visando que a obtenção de metas estatísticas.

Para rever estas entrevistas clique aqui.

Relacionados