Estreia: Quarta, 11 de Setembro às 23:15, na RTP2

Tributo ao malogrado fotojornalista de guerra e cineasta Tim Hetherington e ao legado que deixou.

 

Um retrato comovente do aclamado e premiado fotojornalista e cineasta britânico Tim Hetherington, morto na Líbia quando fazia a cobertura do conflito. A 20 de Abril de 2011, pouco depois da estreia do seu documentário ‘Restrepo’ sobre a guerra no Afeganistão e apenas seis semanas após ter estado presente na cerimónia dos Óscares como nomeado, o fotógrafo Tim Hetherington foi morto num ataque de morteiro na cidade de Misurata, onde fazia a cobertura da guerra civil líbia.

Tim morreu a caminho do hospital, confortado por um fotojornalista espanhol. Foi o final de uma brilhante carreira de 10 anos na qual Hetherington reportou histórias dramáticas na linha da frente dos conflitos. Da Libéria à Líbia, passando pelo Afeganistão, Tim procurou captar a humanidade em situações de conflito, registando uma sensação de intimidade que contrastava com a violência em redor.

 

 

Esse foi o presente raro de Hetherington. Transcendendo as fronteiras convencionais da fotografia tornou-se num dos mais importantes jornalistas da sua geração. Sebastian Junger, jornalista e co-realizador do documentário ‘Restrepo’, percorre o trabalho do seu grande amigo nos campos de batalha para revelar o que tornou Tim Hetherington num talento único e num ser humano notável.

O documentário mostra ainda os riscos incríveis da profissão de repórter de guerra, numa época em que morrem cada vez mais jornalistas nas zonas de conflito.

 

«Quero registar eventos mundiais, grandes momentos da História contados na forma de uma pequena história, a perspetiva pessoal que dá significado e sentido à minha vida. O meu trabalho é sobre construir pontes entre mim e o público.»  – Tim Hetherington

Ficha Técnica

Título Original

Which Way Is The Front Line From Here?

Autoria e Realização

Sebastian Junger

Fotografia

James Brabazon, Tim Hetherington, Sebastian Junger e Graham Smith

Edição

Geeta Gandbhir e Maya Mumma

Música

Joel Goodman

Produção

Nick Quested e James Brabazon | HBO

Ano

2013

Duração

79'

Relacionados