Um documentário com autoria de Pierre Pochart e Jean-Pierre Devillers sobre a ousadia e o amor pela arte de Jacques Jaujard, um ilustre desconhecido.

Na aurora da Segunda Guerra Mundial, um grupo de resistência organiza uma incrível retirada das obras-primas do Museu do Louvre para salvá-las das mãos dos nazis. O homem que conduz a operação é Jacques Jaujard, o diretor do Museu.

Com uma personalidade extraordinária, Jaujard era loucamente apaixonado por arte. Embora fosse um dedicado funcionário do Estado, usou o seu conhecimento do sistema e uma extraordinária audácia para servir uma causa universal: salvar o património mundial. Este documentário fala-nos sobre este importante capítulo da história combinando entrevistas, imagens vídeo raras (incluindo o caderno de notas de Jaujard), acompanhados por uma narração dinâmica, sequências animadas dos protagonistas embutidos em arquivos e filmagens nos locais.

O documentário, realizado pelo premiado Jean-Pierre Devillers, é uma forma de dar a conhecer esta incrível história e fazer justiça a estes heróis que permaneceram até agora na sombra.

Título Original: The Man Who Saved the Louvre

Realização: Pierre Pochart e Jean-Pierre Devillers

Ano: 2013

Duração: 60 minutos

Relacionados