Estreia: Quinta, 22 de Março às 23:15, na RTP2

… ou como foi moldada a indústria cinematográfica, tal como a conhecemos.

 

Em 1885, os irmãos Lumière apresentaram publicamente o cinematógrafo. O entusiasmo do público foi imediato. Nascia a 7ª arte. Aqui começou a aventura de dois espirituosos empresários franceses: Pathé e Gaumont.

Nascidos com meses de intervalo em meios modestos, Charles Pathé em 1863, Léon Gaumont, em 1864, os dois homens revelaram ao mundo a magia do cinema. Graças à grande intuição e perspicácia empresarial de Pathé e ao enorme talento enquanto engenheiro de Gaumont, os dois transformaram um simples meio de entretenimento de feira num meio de comunicação em massa.

Investimentos avultados em conjunto com a profissionalização da indústria cinematográfica e o desenvolvimento técnico contribuíram para a expansão do negócio. Apesar da rivalidade entre dois grandes impérios, os visionários Pathé e Gaumont respeitaram-se mutuamente e tornaram-se amigos. Através de imagens de arquivo, algumas inéditas, este documentário de Emmanuelle Nobécourt e Gaelle Royer conta uma história incrivelmente emocionante.

 

Ficha Técnica

Título Original

Charles Pathé et Léon Gaumont - Premiers géants du Cinéma

Autoria

Emmanuelle Nobécourt, Gaelle Royer e Stéphane Audeguy

Realização

Emmanuelle Nobécourt e Gaelle Royer

Produção

Program33 em colaboração com ARTE France | Planete+

Ano

2016

Duração

52'

Relacionados