Sábados às 13:10 na Antena1 e segundas às 21:25 na RTP2

"Numa das últimas entrevistas que deu, António Tabucchi disse-me uma coisa lindíssima: ‘a voz é animal, a escrita é mineral’. Vinha isto a propósito daquilo que ele descreveu como um interesse cada vez maior pela palavra dita em detrimento da palavra escrita. Era o processo em que estava Tabucchi naquela altura. Mas a ideia da Voz como uma coisa Animal é uma bela ideia.

Voltei a lembrar-me disto, agora que estou quase a estrear um novo programa. O programa chama-se ‘Visita Guiada’ e vai acontecer na rádio, Antena1, e na televisão, na RTP2. É o mesmo programa em versões diferentes, adaptadas aos dois meios.

(…)

E, contudo, o Visita Guiada foi desenhado, de início, para televisão, porque parte de coisas que se vêem. Belos objectos que contam a nossa História, o nosso percurso comum de quase 900 anos. O primeiro objeto de que se tratará é aliás mais antigo do que Portugal. É um cálice de prata com mil anos de idade! Um cálice encomendado pelo tetravô de D.Afonso Henriques para beber às refeições.

Vai ser assim o ‘Visita Guiada’. Em cada episódio, partimos de um objeto classificado pela História da Arte como relevante. Universalmente relevante e não apenas relevante para a História da Arte portuguesa. Coisas que valem em qualquer parte do mundo. Seja um cálice com mil anos de idade, seja um claustro ou uma coleção de arte africana.

Em ‘Visita Guiada’ darei (quase sempre) a palavra a uma nova geração de historiadores. Em cada episódio, um historiador da arte especializado no período do objeto-protagonista falar-nos-á da excecionalidade desse objeto e do tempo e circunstâncias que o produziram.

‘Visita Guiada’ trata também a música como objeto patrimonial. Não há ‘música ambiente’ no ‘Visita Guiada’. Há uma banda sonora alinhada com o período dos objetos-protagonistas. A música usada no programa é de compositores contemporâneos das peças tratadas. De preferência, portugueses. Muitas vezes com intérpretes portugueses.

Ou seja, ‘Visita Guiada’ fará uma aproximação à História de Portugal através de peças do nosso património cultural. Peças pouco conhecidas da esmagadora maioria das pessoas, mas que estão aí, disponíveis para serem conhecidas por todos.

Espero que venha a gostar tanto destas visitas guiadas como eu estou a gostar de as fazer. O que tenho aprendido nos últimos meses não tem preço. E aprender é bom. Não acha?"


Paula Moura Pinheiro


Veja aqui:

Facebook Visita Guiada


RTP Play (Rever programas)
:
RTP2 (TV)
Antena 1 (Rádio)

Relacionados