Estreia: Quarta, 18 de Outubro às 15:30, na RTP2.

O lendário naturalista britânico Sir David Attenborough leva-nos numa fascinante viagem à descoberta das luzes da natureza, um mundo surpreendente e de rara beleza

 

Na natureza existem diversas espécies que têm a capacidade de produzir a sua própria luz. A este fenómeno espetacular e mágico chama-se bioluminescência. Mas porque razão os animais emitem luz?

No documentário vamos descobrir que a bioluminescência está por todo o lado: na terra, no ar, nos oceanos. A capacidade de produzir luz tornou-se fundamental para a sobrevivência destas espécies. A luz pode ser utilizada para atrair um parceiro, como sinal de alerta ou estratégia de defesa.

 

 

O documentário mostra-nos espécies incríveis no seu estado luminoso, como os milípedes que brilham nas montanhas da Califórnia, os fascinantes padrões de luz dos pirilampos dos bosques da Pensilvânia, os vermes luminosos das terras de França ou o raro e espetacular fenómeno de organismos microscópicos que brilham numa baía da Tasmânia.

Uma magnífica viagem visual só possível graças aos avanços tecnológicos que permitiram não só realizar expedições às profundezas dos oceanos como também filmar com uma incrível definição este deslumbrante espetáculo vivo de luz.

 

Título Original: David Attenborough´s Light On Earth

Apresentador: Sir David Attenborough

Realização: Joe Loncraine

        Diretor de Fotografia: Martin Dohrn

Produção: Terra Mater Factual Studios e Ammonite Films Production

2016 – 53 minutos