Força no feminino

“Os Nossos Dias” é uma série de longa duração, focada no dia-a-dia profissional e familiar das personagens. Entre estas, destaca-se a família de Marta, uma mãe solteira que, apesar das dificuldades financeiras, se esforça por dar uma vida sem privações às suas duas filhas.

@José Pinto Ribeiro

Uma decisão difícil

Marta Brito (36 anos) é uma mulher lutadora que, apesar de ter de sustentar a sua família sozinha, sempre tentou proporcionar às duas filhas, Susana (18 anos) e Beatriz (8 anos) uma vida digna embora sem luxos.

Marta é funcionária num supermercado de bairro, um emprego mal remunerado mas que, até agora, foi chegando, com maiores ou menores dificuldades, para pagar as despesas. Quando ainda era uma jovem, Marta perseguia o sonho de ser designer, porém, sendo originária do Ribatejo e deslocada em Lisboa, algo que muito pesava ao magro orçamento familiar, chegada a Lisboa, viu-se desde logo obrigada a encontrar pequenos trabalhos para poder sustentar-se.

Logo no primeiro ano de Universidade, Marta conheceu António, de quem engravidou pouco depois, com apenas 18 anos. Quando Susana nasceu, já Marta vivia matrimonialmente com António. O companheiro também provinha de uma família com poucas possibilidades financeiras, o que forçou Marta a abdicar dos estudos para se dedicar à filha e ao trabalho. Com o tempo, as agruras da vida desgastaram a relação e António acabou por abandonar a mulher e filha, quando esta tinha apenas nove anos, nunca mais dando notícias. Marta sofreu, mas arregaçou as mangas e continuou a prover com tudo o que a filha necessitava, excepto o que não lhe podia mesmo dar: o pai. Em resultado. Susana sofreu muito com o afastamento deste e ainda hoje culpa a mãe por não ter tido um pai presente enquanto crescia.

Na altura em que António a deixou, Marta estava empregada como secretária de direcção na Mob&Lar, a fábrica de mobiliário de Eduardo Gouveia (65 anos na atualidade). Ainda no rescaldo da separação de António, Marta deixa-se seduzir pelo filho de Eduardo, Rodrigo Gouveia (37 anos). Juntos, tiveram um caso muito intenso, mas que terminou rápida e abruptamente quando Rodrigo lhe disse que estava noivo de outra mulher.

Pouco tempo depois de terminada a relação, porém, Marta descobriu que Rodrigo havia-a engravidado. Incapaz de abortar, Marta nunca disse a Rodrigo que este tinha uma filha, a pequena Beatriz (actualmente com 8 anos).

Marta descobre que Beatriz tem um problema de saúde que pode ser fatal se não recorrerem a uma operação muito dispendiosa no estrangeiro. Disposta a resolver o problema sozinha, Marta pede um crédito bancário para custear a operação da filha, mas os entraves que o banco coloca para a obtenção deste, leva Susana a tentar resolver o problema com uma solução que vai contra a vontade da mãe. Depois de descobrir que o pai da irmã é Rodrigo e que este é um homem abastado, Susana vai contar a este que tem uma filha, pedindo-lhe que assuma as suas responsabilidades e financie a operação dela.

Rodrigo dispõe-se a pagar a operação, mas quando o facto chega aos ouvidos de Eduardo, e da mulher Otília (64 anos), estes manipulam o filho para que exija a custódia da rapariga, pois Luísa revelou-se infértil e incapaz de lhes dar um herdeiro.

Marta vê-se então perante o maior dilema da sua vida. Para salvar a vida da filha, terá que abdicar da sua custódia e arriscar-se a perdê-la para sempre.

Galeria de Fotos