Estreia: Domingo, 17 de Novembro às 23:05, na RTP2

Cruzam-se olhares – de Nadir Afonso a Siza Vieira. Dos Espacialistas aos irmãos Aires Mateus. De Carrilho da Graça a Souto de Moura – o que melhor se faz no design de edifícios e ambientes em Portugal.

 

Esta segunda série de 13 documentários pretende dar particular atenção à arquitetura portuguesa contemporânea e às suas incidências na sociedade portuguesa atual, tendo como atores os arquitetos mas também os usuários. Os programas vão percorrer edifícios, estruturas, conceitos, peças, casas e museus que se destacam no território nacional, mas criar uma ligação especial às artes visuais e ao design, procurando contrariar o modelo habitual de um roteiro sobre uma ou várias obras, de um arquiteto ou de um grupo de projetistas.

O Arquitecto Victor Neves e o Urbanista Carlos Lopes vão entrevistar com historiadores, escritores, engenheiros, sociólogos e arquitetos paisagistas, que ajudam a dar uma perspetiva plural. O enfoque será o detalhe, o potencial estético em sinergia com a forma, som, imagens, pessoas, objeto e espaço urbano. Para mostrar o papel do design e da arquitetura na qualidade de vida das populações. Para pensar o objeto.

Maquetas, projetos, envolvências. Linhas, curvas e ângulos que se multiplicam em diferentes texturas. O ser humano enquanto utilizador de espaços.

 

 

No primeiro episódio:

A união entre um arquiteto e um artista (Nadir Afonso). Uma obra de Álvaro Siza Vieira, que nos remete para o essencial da sua obra: a relação poética, intensamente plástica com os sítios, com a história e, neste caso, com os humores de um rio.
O legado de um homem que é um dos artistas portugueses mais puros do Modernismo, pensador e teórico, polémico e individualista.

Ficha Técnica

Título

Atelier d´Arquitetura

Autoria

Victor Neves e Carlos Lopes

Realização

Ricardo Gonçalves

Produção

Até ao Fim do Mundo

Ano

2019

Duração

25' | 13 episódios