Michal Wnuk encontra uma caixa de fotografias e, pela primeira vez, vê a II Guerra Mundial através dos olhos do seu avô e acaba por confrontar a sua família com incómodas e angustiantes perguntas

 

O jovem cineasta polaco Michal Wnuk decide explorar as profundezas da história da sua família quando encontra uma caixa de 120 fotografias e 2 rolos de filme Agfa 16mm, junto aos pertences do avô. Rapidamente Michal percebe que a caixa não pertencia ao avô – Alois Kunsdorf, mas ao tio-avô Elek: um combatente anti-alemão e um condecorado herói de guerra.

Michal descobre a intrigante história por trás da caixa Agfa, viajando pela Polónia e Alemanha numa jornada que o leva de volta aos últimos dias de verão de 1939, numa investigação jornalística e biográfica emocionante. As fotografias documentam uma perspectiva marcante da II Guerra Mundial, no entanto, são consideradas tabu na sua família. O seu avô, Alois Kunsdorf, serviu nas Forças de Defesa alemãs do Terceiro Reich, o que era considerado uma alta traição aos olhos dos seus compatriotas.

Neste AGFA 1939 Journey Into War, acompanhamos Michal quando ele vê a guerra pelos olhos do avô pela primeira vez, desde a destruição de Varsóvia, à Frente Oriental, até ao Holocausto. Aprofundando a história, essas imagens tocantes fazem com que Michal coloque à sua família perguntas incómodas e angustiantes, recusando sempre uma narrativa simplista.

 

 

Título Original: AGFA 1939 – Podróz w czasy wojny

Autoria e Realização: Michal Wnuk

Fotografia: Michał Popiel-Machnicki

Edição: Jarosław Barzan, Ludwik Sielicki

Produção: Magdalena Kami (Alemanha/ Polónia)

2015 – 52 minutos