A RTP associou-se ao Centro de  Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) e à Universidade do Porto, para a criação de uma série de documentários científicos “As Novas Viagens Philosophicas”.

Serão 13 episódios exibidos na RTP1, semanalmente ao domingo, às 12:30, a partir de 3 de julho, com a missão de documentar e explicar as investigações dos cientistas nacionais.

13 semanas de biodiversidade e vida selvagem protagonizados por investigadores portugueses, gravados nos locais mais inóspitos do planeta: da Mauritânia à Amazónia.

Na apresentação oficial dos documentários, estiveram presentes representantes de todas as instituições envolvidas, assim como a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

A equipa de produção

 

“Estamos todos fartos de ver a natureza representada por leões atrás de gazelas. Estas são novas histórias, novas formas de mostrar ciência e biodiversidade” – Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva

 

“As Novas Viagens Philosophicas” são o resultados de 5 anos de viagens, investigação e pesquisa, por 4 continentes e mais de 12 países diferentes.

Nuno Ferrand de Almeida, o “pai do projeto”, admitiu que “nunca pensou que pudesse ver a biologia ser contada desta maneira”. Ainda assim, ao longo dos 5 anos, o caminho foi difícil: “não foi fácil; quase todos de nós estivemos internados em hospitais por todo o mundo.”

Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP, explicou que esta é uma parceria que faz todo o sentido para a RTP “pelos temas e pela credibilidade das instituições envolvidas”.

 

Gonçalo Reis, presidente do conselho de administração da RTP

 

Este é uma parceria que se enquadra no caminho de serviço público da RTP.

“A RTP ganha um ótimo conteúdo: bonito, sofisticado e com valor televisivo. Cada vez mais queremos aproximar a RTP do mundo da ciência e do conhecimento.” – Gonçalo Reis

“As Novas Viagens Philosophicas” vão ser emitidos também na RTP Internacional e farão parte de um banco de imagens partilhadas entre os operadores de televisão pública de todo o mundo.

 

Relacionados