O heavy metal não está morto e recomenda-se.

Embora nos dois primeiros álbuns a sonoridade dos Avenged Sevenfold fosse mais dada ao metalcore, o seu estilo musical mudou definitivamente para o heavy metal no álbum City of Evil (2005). E desde aí que a banda soube manter este estilo.

Sobre o último longa-duração, Nightmare – que agora vêm apresentar a Portugal -, M. Shadows, o vocalista da banda, comentou numa entrevista à revista Kerrang!:
«Até agora, soa como Metal Clássico; é old-school, thrash e mais pesado e com mais solos. Liricamente e musicalmente tem um sentimento conceitual (…) É um álbum obscuro. A música é emocional. O nosso objetivo é fazer com que cada parte seja memorável, queremos provocar reações ao vivo e também quando se ouve o álbum em casa. Terá grandes baladas, coisas muito divertidas, piano, coro, orquestra e muitas coisas visuais expectáveis mas com um humor diferente. Liricamente, estive inspirado por tudo, desde a forma como os jovens estão a crescer hoje em dia, até à educação, economia, religião, guerra e o comportamento do nosso governo. Tudo se liga a como os jovens hoje em dia estão tão distantes do mundo real.»
A 27 de novembro estarão no Campo Pequeno para um concerto memorável que tem o apoio da Antena3.