Festival da Eurovisão

Exponential-weight-model-new-jury-change-Eurovision-2018-1120x629

A pontuação do júri de cada país é calculada de acordo com a classificação de cada jurado. Com o novo sistema, o ranking será um pouco diferente…

Modelo de Peso Exponencial substitui o Modelo de Peso Linear

O novo modelo, presente no gráfico, indica o valor de cada classificação, ou seja, quanto vale o 1º lugar, o 2º lugar, etc. de cada um dos jurados, ao calcular-se a pontuação geral do júri de um país.

Como assim?
Na prática, isto significa que a classificação de cada jurado terá o mesmo impacto. Com o antigo modelo – Modelo de Peso Linear – se quatro dos jurados classificasse uma canção em primeiro lugar mas o quinto jurado a classificasse em último lugar, isto significaria que a votação poderia impedir que a canção recebesse a pontuação máxima do júri.

Agora, com o novo Modelo, quando um jurado classificar uma música como “primeiro”, a música terá 12 pontos desse mesmo jurado. O segundo lugar do jurado receberá um pouco menos de 12 pontos e assim sucessivamente até à 26ª música, que recebe apenas 1 ponto do mesmo. Em vez de se atribuir uma classificação a cada votação individual, os valores de pontuação são agora pré-definidos, aumentando assim os valores dos dez primeiros classificados. A soma desses valores, dos cinco jurados nacionais, criará o resultado final do júri.

Desta forma, quanto menor for a classificação de um jurado a uma determinada canção, menor será o impacto dessa votação no resultado geral. E quanto maior a classificação, maior será o impacto no resultado final.

As vantagens do novo sistema

Este sistema tornará menos provável que um dos jurado tenha uma influência demasiado grande na classificação geral do júri. Isto acontece porque a diferença entre o valor de 12 e 1 é menor que a diferença entre um 1º e um 26º. Desta forma, o top 10 será mais coerente, com valores de 12 até 1 em vez de classificar as músicas do 1º até ao 26º lugar.

A EBU também confirmou que os membros do júri deste ano serão anunciados na segunda-feira,dia 30 de abril às 12h.

Os 215 profissionais de música, de 43 países, constituirão 50% dos pontos, enquanto o público (televoto) decidirá a outra metade.

Tópicos: Lisboa