Festival da Eurovisão

georgia_02

Cinco membros do grupo musical Iriao, representante da Geórgia no Festival Eurovisão da Canção 2018, estiveram nos últimos dias em Lisboa para a gravação do seu postal, que coincidiu com as celebrações do Ano Novo Chinês.

Todos os anos a comunidade chinesa em Lisboa comemora o Ano Novo Chinês, um evento que reflete a multiculturalidade da cidade e que inclui habitualmente vários desfiles, espetáculos e demonstrações de tradições culturais chinesas. Para festejar a efeméride, a praça do Martim Moniz recebeu várias tendas com produtos tipicamente chineses e demonstrações de artesanato.

Para as filmagens do seu postal, os cantores do grupo Iriao foram recebidos no centro deste icónico local da capital por duas senhoras chinesas, que os levaram numa experiência única pelo festival: experimentaram novas comidas, dançaram com os dragões e festejaram no meio dos foliões, com muita música à mistura.

“Foi a primeira vez que visitámos Lisboa e adorámos a cidade! Gostámos muito de participar nesta celebração do Ano Novo Chinês e sentimo-nos sortudos por termos feito parte desta festa”, partilharam os elementos da banda no final do dia.

O grupo, que é composto por sete elementos, começou em 2013 e foi criado por David Malazonia, que é também compositor e tem uma vasta experiência profissional na indústria musical. Os Iriao definem o seu estilo musical como “ethno-jazz” e o seu repertório único junta o canto Polifónico Georgiano – reconhecido como Património Cultural Imaterial pela UNESCO – ao jazz. Nos últimos anos, a banda tem atuado em inúmeros festivais musicais um pouco por todo o mundo.

A sua participação no Festival Eurovisão da Canção 2018 foi anunciada durante o espetáculo de Ano Novo da estação televisiva GPB, o canal de serviço público da Geórgia. Em Lisboa, a banda poderá ter um máximo de seis elementos em palco, como determinam as regras do concurso, e a canção que irão apresentar na 2ª semifinal, a 10 de maio, ainda não foi revelada.

Tópicos: Artistas